ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Robson Maroti Júnior, Magda Cristina Nascimento Rochael

Resumo


A Língua Portuguesa é uma disciplina que está em constante desenvolvimento e que sofre modificações didáticas/metodológicas ao ser ensinada no Ensino Fundamental. Com isto, a transição que acontece entre o 5º e o 6º ano do Ensino Fundamental precisa ser acompanhada para que os alunos não enfrentem dificuldades na aprendizagem e o professor como mediador deve aprimorar sua práxis pedagógica favorecendo o processo de ensino e aprendizagem. Ressalta-se que o ensino da Língua Portuguesa é de extrema importância para a construção de uma base bem alicerçada e imprescindível para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade dos alunos. Atualmente, os professores de Língua Portuguesa adotam mais a concepção interacionista - que foca na experiência com o mundo real para, a partir daí, derivar os conceitos do que a concepção tradicional - que enfatiza a lógica formal e a assimilação de conceitos para entender a realidade. Nessa perspectiva surge a seguinte questão: Existe dificuldade no Processo de Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa na Transição do 5º para o 6º Ano do Ensino Fundamental? Tem-se como hipóteses explicativas que o professor do 5º ano do ensino fundamental é polivalente no sentido de que além de ensinar estabelece uma relação de afeto com a classe; a metodologia aplicada a partir do 6º Ano do Ensino Fundamental é mais abstrata; o professor do 5º Ano do Ensino Fundamental passa mais tempo com o aluno dentro de sala de aula, em média quatro horas. O objetivo geral do trabalho foi comparar o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa entre o 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental e como objetivos específicos verificar se há baixo rendimento dos alunos do 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental na Língua Portuguesa, analisar o tipo de metodologia utilizada pelos professores da Língua Portuguesa nos dois níveis de ensino e enfatizar a importância da aula de didática na formação do professor do Ensino Fundamental.

A metodologia do presente projeto teve como base a pesquisa exploratória feita por levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo realizada em três escolas de Itajubá sendo uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede particular de ensino. Com base nos estudos realizados, observou-se a necessidade de os professores de Língua Portuguesa adaptarem sua didática e sua metodologia ao contexto social no qual o aluno está inserido, renovando sua prática pedagógica em sala de aula. Observou-se, ainda, a importância da relação professor-aluno, na qual o professor não deve ser apenas o detentor do conhecimento, mas o mediador do processo de ensino e aprendizagem que faz com que o aluno exerça a leitura e a escrita como prática social, possibilitando-o a construir o seu conhecimento.

 

Palavras-Chave: Ensino Fundamental. Aprendizagem. Língua Portuguesa.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020