Correlação entre o escore de condição corporal ao parto e gestação da fêmea bovina leiteira

Lígia Ferreira Souza, Danilo Antônio Massafera

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência do ECC ao parto sobre os indicadores produtivos e reprodutivos de fêmeas bovinas leiteiras. O estudo foi realizado na fazenda Limassis, em Carmo de Minas/MG, com rebanho formado por animais da raça puro sangue Holandês. Após a coleta dos dados de classificação do ECC ao parto, utilizando o método de Wildiman (1982), e a coleta do período de serviço, número de serviço, diagnóstico de gestação e produção de leite aos 60 dias, foram tabulados em uma planilha eletrônica (EXCEL) e posteriormente analisou-se os indicadores pela correlação de Pearson entre o ECC com a produção de leite com 60 dias, período de serviço, concepção ao primeiro serviço e taxa de concepção aos 100 dias de lactação. A correlação entre o ECC e a produção de leite e/ou concepção ao primeiro serviço mostrou-se pequena e positiva, já a correlação com a taxa de concepção aos 100 dias foi pequena e negativa, enquanto a correlação com o período de serviço foi moderada e negativa. Dessa forma, conclui-se que o ECC ao parto apresentou uma correlação pequena sobre o desempenho produtivo e concepção enquanto foi moderada no PS das fêmeas leiteiras. Vacas com bom ECC (3 e 4), não apresentaram diminuição na produção de leite, alteração no período de serviço e taxa de concepção demonstrando que animais em bom estado corporal apresentaram bom desempenho, entretanto o ECC avaliado foi um intervalo (2,0 - 4,0) em um número baixo de animais o requer mais estudos.


Texto completo:

Artigo

Referências


BEZERRA, A. R. A. et al. Ciclicidade em bovinos leiteiros após o Parto em relação ao Escore de Condição Corporal. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 24281–24285, 2019.

FERREIRA, A. M. Manejo reprodutivo de bovinos leiteiros. 1 ed. Valença-RJ: editar editora associada. p. 1-585. 2012.

GONZÁLEZ, F. H. D. A vaca leiteira do século 21: lições de metabolismo e nutrição. Porto alegre: universidade federal do rio grande do sul. 2021.

HARTMANN, W.; MACHADO, H. A. S. Influência do escore corporal sobre a taxa de prenhez de vacas Nelore no Estado do Tocantins. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 5, n. 1, p. 2–5, 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa. Pecuária. Disponível em: Acesso em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9209-pesquisa/trimestral-do-leite.html?=&t=destaques. 06 set. 2022.

JUNIOR, J. E.F. et al. Efeito da condição corporal ao parto sobre o desempenho produtivo de vacas mestiças Holandês × Zebu. Revista Brasileira de Zootecnia, n. 1, p. 116–121, 2008.

LIMA, L.T. FONTOURA, J.J.A.S. Análise da influência do escore de condição corporal e de diferentes concentrações de parições nos índices reprodutivos de vacas de corte por meio de simulação.Vet. e Zootec. 2020.

LOKER, S. et al. Genetic and environmental relationship between body condition score and milk production traits in Canadian Holsteins. Journal of Dairy Science, vol. 95, n. 1 p.410-419, 2012.

NOBRE, M. M. et al. Evaluation of incidence rate and risk factors of retained placenta of crossbred dairy cattle. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinaria e Zootecnia, v. 64, n. 1, p. 101–107, 2012.

POSSA, M. G. et al. Pós parto de vacas leiteiras oriundas de rebanhos da agricultura familiar do município de realeza – Paraná. Enciclopédia Biosfera, v. 11, n. 22, p. 2392–2405, dez. 2015.

SALMAZO, B. et al. Efeitos de diferentes níveis de concentrado no


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020