Autismo nas diferentes abordagens psicológicas - Revisão bibliográfica

Milena Cabral de Oliveira Pinto, Jasiele Aparecida de Oliveira Silva

Resumo


RESUMO

A presente pesquisa tem como incumbência travar novos conhecimentos sobre o autismo englobado nas perspectivas das abordagens psicológicas. De acordo com deste pressuposto, é primordial a realização da investigação sobre informações científicas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), examinar as principais abordagens psicológicas e como elas executam seus ofícios e apresentar como cada linha psicológica compreende e auxilia o indivíduo com autismo. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, desenvolvendo uma análise, ponderações sobre o assunto estudado e considerações finais.

Palavras-Chave: Autismo. Psicologia. Psicanálise. Terapia Cognitiva Comportamental. Gestalt-Terapia.


Texto completo:

Artigo

Referências


REFERÊNCIAS

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre. Artmed Editora, 2014. p.189- 234.

AMORIM, Teresa. Falando sobre Gestalt-Terapia - História da Gestalt-Terapia. 25 de ago de 2016. Canal Instituto Carioca de Gestalt-Terapia. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=S7r4FvP3lpk> Acesso em: 17 de jul de 2021.

AZEVEDO, Tiago. Origem e surgimento da Psicologia como ciência | História da Psicologia. Canal Universo da Psicologia. 17 de já 2019. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=fREzlwEPzPo> Acesso em: 9 de set de 2019.

BAHLS, Saint Clair. NAVOLAR, Ariana Bassetti Borba. Terapia Cognitivo-Comportamentais: conceitos e pressupostos teóricos. 21 de junho de 2010. Disponível em: < https://psicoterapiaepsicologia.webnode.com.br/news/terapiacognitivo-comportamentais-conceitos-e-pressupostos-teoricos/>. Acessos em: 30 set. 2020

BARROS, Marina Nogueira de. O psicoterapeuta invisível: reflexões sobre a prática Gestáltica com ajustamentos autistas. The invisible psychotherapist: reflections about a gestaltic practice with autist adjustments. IGT rede, Rio de Janeiro, v. 11, n. 20, p. 193-241, 2014. Disponível em . Acesso em: 1 set. 2020.

BEZERRA, Marcos Ferreira. A importância do método aba – ranálise do comportamento aplicada – no processo de aprendizagem de autistas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 10, Vol. 06, pp. 189- 204 Outubro de 2018. Disponível em:< https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/aprendizagem-de-autistas> Acesso em: 15 jul. 2021.

BOCK, ANA M. BAHIA; FURTADO, ODAIR; TEIXEIRA, ARIA DE LOURDES TRASSI. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 1999. 492 p. ISBN 85-02-02900-2

BORBA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico comportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018. Disponível em:< http://abpmc.org.br/arquivos/publicacoes/1521132529400bef4bf.pdf.>Acesso em: 28 ago. 2020.

BORGES, Manuela; SHINOHARA, Helene. Síndrome de Asperger em paciente adulto: um estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 3, n. 1, p. 41- 48, jun. 2007. Disponível em: . Acessos em 27 maio 2021 BOTELHO, Rachel. Freud explica: entenda sete conceitos básicos da psicanálise.2017 Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/11/freud-explica-entenda-seteconceitos-basicos-da-psicanalise.html. Acesso em: 10 jan. 2021.

BRANCO, Beatriz Nina de Araujo Costa Carvalho. O trabalho da clínica gestáltica com crianças autistas: ampliando fronteiras. Orientador: Wanderlea Nazaré Bandeira Ferreira. 7-Jan-2020. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia do Campus do Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://rosario.ufma.br/jspui/bitstream/123456789/4289/1/BeatrizCarvalhoBranco.pdf. Acesso em: 4 set. 2020.

CARUCA, Antonia Jucieelly Silva; LIMA, Deyseane Maria Araújo. Os desafios e possibilidades de socialização de crianças autistas na escola numa perspectiva gestáltica. Revista IGT na Rede, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 147 – 170, 1 jan. 2018. Disponível em:.Acesso em: 4 set. 2020.

CHEQUER, Marco Aantônio. Princípios Básicos: Conceito de Contingência. 26 de out de 2012. Canal Comportamento - Marco Antônio Chequer. Disponível em: . Acessado 17 Julho 2021

CRISPIM, Thaís Fernanda Leme. AUTISMO - Transtorno do Espectro Autista (Aula Completa) - Thais Crispim. Canal Neurofuncional. 7/04/2019.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PtgXGElqxIg Acesso em: 02/4/2021

CRP, Conselho Regional de Psicologia. Áreas de Atuação do (a) Psicólogo (a) Publicado em 02 FEV 2015. Disponível em: http://www.crp09.org.br/portal/orientacao-e-fiscalizacao/orientacao-portemas/areas-de-atuacao-do-apsicologoa#:~:text=A%20forma%C3%A7%C3%A3o%20do%20psic%C3%B3logo%20o,%3B%20Psicologia%20Cl%C3%ADnica%3B%20Psicologia%20Hospitalar%3B> . Acesso em 26 de março de 2021

CUNHA, Rafael Moreira. Desenvolvimento e avaliação de um jogo de computador para ensino de vocabulário para crianças com autismo. Rio de Janeiro, 20. . [s/d]. Disponível em:< https://bit.ly/3LzAbD9>. Acesso em: 3 jan. 2020.

DORIA, Neda Gabriela D. Morillo; MARINHO, Thiago Santana; FILHO, Ueliton da Silva Pereira. O autismo no enfoque psicanálitico. 10/10/2006. (4º período do curso de Psicologia das Facudades Jorge Amado) - [S. l.], 2006. Disponível em:< https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0311.pdf.>. Acesso em: 27 ago. 2020

ELER, Guilherme. O quebra cabeça do autismo. Super interessante, São Paulo, n. 410, p. 24- 35, 1 dez. 2019.

Esch, C. F., & Jacó-Vilela, A. M. (2019). A Gestalt-Terapia chega ao Brasil: recepção e desenvolvimento inicial. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 36, 1–29. Disponível em:< https://doi.org/10.35699/1676- 1669.2019.6847. >Acesso em 27 ago. 2020

FADDA, GISELLA MOUTA. AUTISMOS E O OLHAR CENTRADO NA PESSOA. Orientador: Profa. Ana Maria Sarmento Seiler Poelman. 1-60 p. Monografia (PÓS GRADUAÇÃO) - Universidade da Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG, 2013. Disponível em: http://www.institutohumanista.com.br/AUTISMOSEOOLHARCENTRADONAPESSO A.pdf. Acesso em: 1 set. 2020.

FALCO, Diego. História da Terapia Cognitivo-Comportamental | Psicólogo Diego Falco. Canal Terapia Cognitiva Online. 26 de nov de 2019. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=J2s_MXgeY44> Acesso em; 15/07/2021

FALCO, Diego. Os 10 Princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental pt.1. Canal Terapia Cognitiva Online. 26 de nov de 2019. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=-aEztsmko7g> Acesso em; 15/07/2021

FERREIRA, Jackeline Tuan Costa et al. Efeitos da fisioterapia em crianças autistas: estudo de séries de casos. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv., São Paulo, v. 16, n. 2, p. 24-32, dez. 2016. Disponível em . Acesso em 24 fev. 2021.

FREITAS, Julia Rezende Chaves Bittencourt de. A relação terapeuta-cliente na abordagem gestáltica. IGT rede, Rio de Janeiro, v. 13, n. 24, p. 85-104, 2016. Disponível em . Acesso em 16 jul. 2021 Disponível em;< https://bit.ly/34w2S31> . Acesso em 16 jul. 2021

FROTA, Ana Maria Monte Coelho. Origens e destinos da abordagem centrada na pessoa no cenário brasileiro contemporâneo: reflexões preliminares. Rev. abordagem gestalt., Goiânia, v. 18, n. 2, p. 168-178, dez. 2012. Disponível em:< https://bit.ly/3gCn71i>. Acesso em: 15 jan. 2021.

GADIA, Carlos A.; TUCHMAN, Roberto; ROTTA, Newra T. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, [S. l.], v. 80, n. 2, p. 83-94, 2004. Disponível em:< https://bit.ly/34R9Qzy> Acesso em: 10 ago. 2020

GAIATO, Mayra – S.O.S. autismo: guia completo para entender o Transtorno do Espectro Autista / Mayra Gaiato. – São Paulo: nVersos, 2018. ISBN 978-85-54862- 08-4

GAIATO, Mayra. A história do Autismo. Como chegamos aos sintomas de TEA! 3 de nov 2016. Disponível em:< https://bit.ly/3oC7riY> . Acesso em: 9 set 2019

GAIATO, Mayra; TEIXEIRA, Gustavo. O reizinho autista: Guia para lidar com comportamentos difíceis. 1. ed. São Paulo: NVersos, 2018. 82 p.

GARCIA, Priscila Mertens; MOSQUERA, Carlos Fernando França. Causas Neurológicas Do Autismo, Paraná, jan/jun. 2011. O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná, Disponível em:< https://bit.ly/367gzWJ>. Acesso em: 22 ago. 2019.

GIANESI, Ana Paula Lacorte. Psicanálise e pesquisa. Psicol. USP, São Paulo, v. 15, n. 1-2, p. 169-182, jun. 2004. Disponível em:< https://bit.ly/3GFFXz2>. Acesso em: 15 maio 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017. 188 p. ISBN 978-85-97-01292-7

GOMES, Eliana da Rocha; COELHO, Hellen Patrícia Barbosa; MICCIONE, Mariana Morais. ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO SOBRE OS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO NA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL: análise da literatura. Revista estação científica, - Juiz de Fora, nº 16, p. 1-16, junho - julho / 2016. Disponível em:< https://bit.ly/34vspcC>. Acesso em: 17 jan. 2021.

GOMES, Gilberto. A teoria freudiana da consciência. Psicologia: Teoria e Pesquisa [online]. 2003, v. 19, n. 2, pp. 117-125. Disponível em:< https://bit.ly/3LzCjuD> . Acesso em 18 Setembro 2021

GONCALVES, Amanda Pilosio et al. Transtornos do espectro do autismo e psicanálise: revisitando a literatura. Tempo psicanal. Rio de Janeiro, v. 49, n. 2, p. 152-181, dez. 2017. Disponível em;< https://bit.ly/3uEmQmJ> Acesso em 15 maio 2021.

KLIM, Ami. Autismo e Síndrome de Asperger: uma visão geral. Revista Brasileira de Psiquiatria. 2006. Disponível em:< https://bit.ly/3suqWev>.Acesso em: 25/01/2021

KOLBERG, Kathlenn J. Teorias Sobre o Autismo. In: WHITMAN, Tomas L. O Desenvolvimento do Autismo: Social, Cognitivo, Linguístico, Sensorio-motor e Perspectivas Biológicas. São Paulo: MBooks, 2015. Cap. 03. p. 103 – 140.

KUPFER, Maria Cristina. Maria CristinaKupfer - psicanálise e autismo. Canal

MARQUES, Carla F. F.; ARRUDA, Sérgio L. S. “Autismo infantil e vínculo terapêutico” in Estudos de Psicologia. Vol. 24, nº 1, 2007. p. 115-124. Disponível em:< https://bit.ly/3JdDAp2 >.Acesso em: 7/8/ 2020

MARTINS, Márcio Antônio Giansante. Um olhar gestáltico para as relações em famílias de crianças que têm autismo. IGT rede, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, p. 327- 375, jul/dez. 2015. Disponível em:< https://bit.ly/3Jek3ov > Acesso em: 5 set. 2020

MARTINS, Tatiana Evandro Monteiro, BARROS, Romariz da Silva. Podemos prescindir de controle aversivo na intervenção analítico-comportamental ao autismo?. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento [en linea]. 2017, 25 (1), 101-116 [fecha de Consulta 17 de Enero de 2021]. ISSN: 0188-8145. Disponível em:< https://bit.ly/3rCsWSB> Acesso em 15 maio 2021.

MELLO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: guia prático / Ana Maria S. Ros de Mell ; cola- 7.ed boração : Marialice de Castro Vatavuk. . __ 6.ed. __ São Paulo: AMA; Brasília: CORDE, 2007 104 p.: il. 21cm. Disponível em:< https://bit.ly/3gzLfl9 > Acesso em: 12 set. 2020

MELLO, Ana Maria S. Ros de; Andrade, Maria América; Ho, Helena; Souza Dias, Inês de; Retratos do autismo no Brasil, 1ª ed. São Paulo: AMA. 2013.Disponível em:< https://bit.ly/3BoURJn > Acesso em: 25 ago. 2020

MOSIMANN, Laila T. Noleto Q.; LUSTOSA, Maria Alice. A Psicologia hospitalar e o hospital. Rev. SBPH, Rio de Janeiro , v. 14, n. 1, p. 200-232, jun. 2011 .Disponível em< https://bit.ly/362MYxv > Acesso em 12 set. 2021.

NAFFAH NETO, Alfredo. A noção de experiência no pensamento de Winnicott como conceito diferencial na história da psicanálise. Nat. hum., São Paulo, v. 9, n. 2, p. 221-242, dez. 2007. Disponível em:< https://bit.ly/3suPF2n >. Acesso em: 11 jan. 2021.

ONZI, Franciele Zanella; GOMES, Roberta de Figueiredo. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E REABILITAÇÃO. Caderno pedagógico, Porto Alegre/RS-Brasil, v. 12, n. 3, p. 188- 199, 1 jan. 2015. Disponível em:< https://bit.ly/3BcmSn7>. Acesso em: 26 ago. 2020.

PAIVA JR, Francisco. QUANTOS AUTISTAS HÁ NO BRASIL?. Revista Autismo: Quantos autistas há no Brasil? São Paulo, p. 10 até 12, 1 set. 2019. E-book. Disponível em:< https://bit.ly/3Jif4Dm >.Acesso em: 30 set. 2020

PIMENTA, Paula Ramos. O objeto autístico e sua função no tratamento psicanalítico do autismo [manuscrito] / Paula Ramos Pimenta. - 2012. 215 f. Orientador: Jésus Santiago. Coorientadora: Ana Lydia Santiago. Disponível em:< https://bit.ly/3ozippG >Acesso em: 27 ago. 2020.

PONCE, Joice Otávio; ABRÃO, Jorge Luís Ferreira. Autismo e inclusão no ensino regular: o olhar dos professores sobre esse processo. Estilos clin., São Paulo, v. 24, n. 2, p. 342-357, ago. 2019. Disponível em:< https://bit.ly/3LqaUv1>Acesso em: 11 jul. 2021

REIS, Aline Rodrigues Bianchi; OLIVEIRA, Amanda Freitas; POÇAS, Gerson Welder Rodrigues A influência do reforço positivo da família na criança com transtorno do espectro autista. / Aline Rodrigues Bianchi Reis, Amanda Freitas Oliveira, Gerson Welder Rodrigues Poças. – – Lins, 2016. Disponível em:< https://bit.ly/3gCsI80>.Acesso em: 31 ago. 2020

SILVA, Aline Soares Mazzeu da; LIMA, Fabiane Petean Soares de; SALLES, Rodrigo Jorge. Vínculo afetivo de crianças autistas na equoterapia: uma contribuição de Winnicott. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo , v. 38, n. 95, p. 238- 250, 2018 . Disponível em . acessos em 11 fev. 2021 Disponível em: < https://bit.ly/3BcJm7m>.Acesso em 11 fevereiro 2021

SIQUEIRA, Graciano. Canal no Youtube: Graciano - Oficina do Autismo. Podcast #001 | O que é Transtorno do Espectro Autista TEA?. 03 de ago 2020. Disponível em:< https://bit.ly/3uATEgn >Acesso em: 01 mar 2021.

SIQUEIRA, Graciano. Diagnóstico: como identificar e o que fazer?. Aula apresentada no curso Atualizações sobre o Transtorno do Espectro Autista da Comunidade universo Azul. [s/d]. Disponível em: .Acesso em:1 maio 2021

Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de Orientação. Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Transtorno do Espectro do Autismo. Nº5, abril de 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2

SOUZA, Felipe de. O que é um Transtorno Mental? (DSM-5). 26/09/2015. Canal Felipe de Souza. Disponível em < https://bit.ly/3Bj7O7q> Acesso em: 10/04/2021

TAFURI, Maria Izabel. O início do tratamento psicanalítico com crianças autistas: transformação da técnica psicanalítica? Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental, [s. l.], v. 3, p. 122-145, 2000. Disponível em:< https://bit.ly/3HIidvB > Acesso em: 3 ago. 2020.

TAFURI, Maria Izabel. O início do tratamento psicanalítico com crianças autistas: transformação da técnica psicanalítica? Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental, [s. l.], v. 3, p. 122-145, 2000. Disponível em:< https://bit.ly/3rGr8Z8 > Acesso em: 3 ago. 2020.

TOPCZEWSKI, Abram. O que é o autismo? Hospital Israelita Albert Einstein 1 abril 2019. Disponível em:< https://bit.ly/3rCoBPl >. Acesso em: 3 abril 2021

WHITMAN, Thomas L. O Desenvolvimento do Autismo. Editora ‏ : ‎ M.Books; 1ª edição, 13 julho 2015


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020