Ajustes e Adaptações no Trabalho em Home Office induzido pela pandemia COVID-19

Annderson Carlos dos Santos DIAS, Gustavo Veloso PASSOS, Luís Henrique Sales OLIVEIRA

Resumo


Devido ao afastamento de muitos profissionais por conta da pandemia do COVID-19, foi necessário a realização de diversas intervenções no ambiente domiciliar, em consequência disso muitos problemas físicos e psicossociais surgiram nesse novo âmbito. Com o objetivo de analisar as principais dificuldades relatadas na literatura sobre os ajustes, adaptações e condições de trabalho induzido pela pandemia COVID-19, para isso, foi realizada pesquisa nas bases de dados IBECS, Lilacs e Scielo. Foram selecionados 15 estudos com propósito de selecionar evidências científicas, que abordam as mais relevantes prevalências da ergonomia no COVID-19. Portanto, é notório que a falta de ergonomia em casa está trazendo consequências que podem tornar-se crônicas. De modo paralelo a essas doenças crônicas, o comportamento sedentário influencia para que o profissional tenha uma má qualidade de vida e baixo rendimento na execução de suas atividades cotidianas e laborais, contudo, as condições necessárias para a prática de exercícios físicos se tornaram limitadas

Texto completo:

Artigo

Referências


BRIDI, M. A.; BOHLER, R. F.; ZANONI, P. A.; BRAUNERT, M. B.; BERNARDO, K. A. S.; MAIA, F. I. L.; FREIBERGER, Z.; BEZERRA, G. U. O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia COVID-19. Remir Trabalho. 24 julho (2020). Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/remir/index.php/condicoes-de-trabalho/190-o-trabalho-remoto-home-office-no-contexto-da-pandemia-covid-19. Acesso em: 16/12/2021.

BUENANO, L.; TRISKA, R. A Ergonomia como alternativa teórico metodológica em prol da Qualidade de Vida no Trabalho no contexto Pandêmico da COVID-19. Blucher Design Proceedings, v.8, n.5, p.37-50, 2020.

CASTAÑON, J. A. B. O home office e a Ergonomia nas condições de trabalho e saúde de arquitetos e engenheiros. 1° CONAERG, v.3 n.3, p.643-654, 2016.

HANTMANN, S. B; SELSKI, S. B; BATISTA, G. J; FILGUEIRAS, E. D. K; VERONEZ, D. A. L; Levantamento de aspectos Anatomoclínicos, Biomecânicos e Ergonômicos da posição sentada sobre a coluna vertebral – Uma Reflexão do Trabalho Home Office durante a pandemia. BJD, v.7, n.10, p. 97392-97402, 2021.

HORN, W. C.; PERRONE, C. F.; RIBEIRO, A. D. A.; CARIBÉ, J, S. Questões ergonômicas do trabalho em home office durante a pandemia de covid-19. UCSAL, 29 março (2021). Dissertação (Trabalho de Conclusão de Curso) – Universidade Católica do Salvador.

MACHADO, M. C.; O peso de estar em casa: uma análise acerca da percepção das profissionais docentes em relação a sobrecarga de trabalho no Home Office. UNIPAMPA, Julho, 2021.

MAGER, G. B.; MERINO, E.; A contribuição da ergonomia no design de Home Offices. RI UFSC, Florianópolis – SC, Abril, 2012.

MENDES, E. R. P.; ALVES, E. C.; DRESH, G. S.; TEIXEIRA, G. F. S.; CIRINO, I. M. B.; PEREIRA, M. C.; SOUZA, M. A. M.; MACIEL, T. A. A.; LIMA, W. F. Gestão de pessoas durante a crise da Covid-19: Os desafios do Home Office em uma empresa do ramo da telefonia. INOVA+, n.2, v.1, p.278-293, 2021. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Faculdade da Indústria.

MESQUITA, D. F.; SOARES, M. I. Ergonomia na era do teletrabalho: Impactos para a saúde e segurança do trabalho. UNILAVRAS, p.1-15, 2020.

MOTTA, S. P.; OLIVEIRA, L. R. Quarentena e Home Office sem pijama: Cognição do vestuário e o poder das roupas sobre a autoimagem e a produtividade. Conferência: IX Simpósio Internacional de Gestão, Projetos, Inovação e Sustentabilidade (SINGEP). v.9., 2021, São Paulo: UNINOVE, 2021.

OLIVEIRA, D. J. G. Implicações do Home Office na qualidade de vida: Uma Pesquisa com estudantes/trabalhadores durante a pandemia da Covid-19. (Trabalho de Conclusão de Curso Superior de Bacharelado em Administração) Instituto Federal do Paraíba. 28 maio, 2021.

PUMARIEGA, Y. N.; SCHLINDWEIN, V. L. C.; CALHEIROS, T. R. V.; TORRES, C. D. P. Envelheci no trabalho de tanto estresse”: Um estudo de caso sobre estresse e sobrecarga no trabalho. OLIMPIA, v.15, n.47, p.103-116, 2018.

REIS, T. B.; SILVA NETO, R.; AUATT, S. S. M.; MARQUES, A. I. F.; REIS FILHO, P. G. A prática do home office em períodos de isolamento social. Boletim de pesquisa e desenvolvimento do Isecensa, v.3, n.5, P.10-12, 2020.

SOBIRAI, P. G. Z. Qualidade de vida no trabalho e Home Office. (Trabalho de Conclusão de Curso) Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó. 13 maio, 2021.

SUARDI, J. A. O trabalho na Pandemia: Saúde do trabalhador em Home Office em tempos de Covid-19. (Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação – Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho). Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Porto Alegre, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020