A ética e a moral no contexto lipminiano da Educação Fundamental I

Natanael dos Santos Silva, Elizabeth Silva

Resumo


O presente trabalho de pesquisa intitulado “A ética e a moral no contexto lipminiano da Educação Fundamental I” desenvolve-se com o objetivo de averiguar a imperatividade de iniciar a prática educacional envolvendo esses temas/valores epistemológicos da formação do cidadão e da cidadã pela educação sistêmica, em detrimento da construção de sujeitos reflexivos e ativos nas interações sociais. Parte-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que se alicerça em teóricos que dissertam sobre essas áreas supracitadas da Filosofia, principalmente de autores que fazem parte da metodologia lipminiana, que auxiliam a base da explanação sobre a importância da construção de conceitos como a ética e a moral desde o início da formação educacional sistematizada. A pesquisa vem contribuir para a discussão a respeito da notoriedade das aulas de Filosofia no Ensino Fundamental I, como forma de embasar os educandos e as educandas na práxis que tergiversa à mera construção de conhecimentos conteudistas e fragmentados, a fim de propiciar a transformação do meio em que o sujeito está inserido socialmente. A partir do presente trabalho, se propõe uma reflexão quanto às práticas educacionais, que não devem tergiversar a formação global do educando e da educanda, para que se construa cidadãos e cidadãs que saibam agir de forma autônoma e concisa com os desafios da sociedade em contraponto ao individualismo exacerbado.

 

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ética. Moral. Filosofia. Educação.


Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BELLO, R.A. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo: Editora do Brasil S.A, 1969.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF., 1997.

CORTELLA, M.S. Qual é a sua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

DANIEL, M.F. A Filosofia e as Crianças. São Paulo: Nova Alexandria Ltda., 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessário à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

KOHAN, W. O.; LEAL, B. Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 1999.

LIPMAN, M.; SHARP, A. M; OSCANYAN, F. S. A Filosofia na sala de aula. Trad. de Ana Luiza Fernandes Marcondes. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.

SANTOS, L. O. O surgimento do programa filosofia para crianças no Brasil. 2012. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/12153/o-surgimento-do-programa-filosofia-para-criancas-no-brasil, acesso em 05 de janeiro de 2017.

SHARP, A. M.; SPLITTER, L. J. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de Aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020