A ética e a moral no contexto lipminiano da Educação Fundamental I
Resumo
O presente trabalho de pesquisa intitulado “A ética e a moral no contexto lipminiano da Educação Fundamental I” desenvolve-se com o objetivo de averiguar a imperatividade de iniciar a prática educacional envolvendo esses temas/valores epistemológicos da formação do cidadão e da cidadã pela educação sistêmica, em detrimento da construção de sujeitos reflexivos e ativos nas interações sociais. Parte-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que se alicerça em teóricos que dissertam sobre essas áreas supracitadas da Filosofia, principalmente de autores que fazem parte da metodologia lipminiana, que auxiliam a base da explanação sobre a importância da construção de conceitos como a ética e a moral desde o início da formação educacional sistematizada. A pesquisa vem contribuir para a discussão a respeito da notoriedade das aulas de Filosofia no Ensino Fundamental I, como forma de embasar os educandos e as educandas na práxis que tergiversa à mera construção de conhecimentos conteudistas e fragmentados, a fim de propiciar a transformação do meio em que o sujeito está inserido socialmente. A partir do presente trabalho, se propõe uma reflexão quanto às práticas educacionais, que não devem tergiversar a formação global do educando e da educanda, para que se construa cidadãos e cidadãs que saibam agir de forma autônoma e concisa com os desafios da sociedade em contraponto ao individualismo exacerbado.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ética. Moral. Filosofia. Educação.
Texto completo:
PDFReferências
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BELLO, R.A. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO. São Paulo: Editora do Brasil S.A, 1969.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF., 1997.
CORTELLA, M.S. Qual é a sua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
DANIEL, M.F. A Filosofia e as Crianças. São Paulo: Nova Alexandria Ltda., 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessário à prática educativa. 52. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
KOHAN, W. O.; LEAL, B. Filosofia para crianças em debate. Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 1999.
LIPMAN, M.; SHARP, A. M; OSCANYAN, F. S. A Filosofia na sala de aula. Trad. de Ana Luiza Fernandes Marcondes. São Paulo: Nova Alexandria, 2003.
SANTOS, L. O. O surgimento do programa filosofia para crianças no Brasil. 2012. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/12153/o-surgimento-do-programa-filosofia-para-criancas-no-brasil, acesso em 05 de janeiro de 2017.
SHARP, A. M.; SPLITTER, L. J. Uma nova educação: a comunidade de investigação na sala de Aula. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
NÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI
Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002
Tel.(35) 3629-8400
Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020