Pectus excavatum em uma cadela: Relato de caso

Marcos Guilherme Ribeiro, Lucas de Moura Sampaio, Rosane Marques de Resende, Angela Akamatsu, Caique Augusto Ribeiro Gomes

Resumo


O Pectus excavatum é uma doença rara encontrada em cães e gatos, a patogenia da doença não esta claramente elucidada na literatura, porém há hipóteses de que a eventual enfermidade seja proveniente de alterações genéticas na qual resulta em alterações anatômicas no esterno. O objetivo do presente trabalho é relatar um caso de Pectus excavatum em uma cadela de quinze anos de idade O diagnóstico do caso descrito foi um achado radiográfico, no qual o animal foi submetido à radiografia torácica como pré operatório de nodulectomia. As imagens radiográficas sugeriram Pectus excavatum, o animal não foi tratado para essa anormalidade devido ao tempo que o animal convive com o problema e a ausência de sinais clínicos.


Texto completo:

PDF

Referências


CUPERTINO, L. S. S. et al; Pectus Excavatum Em Felino: Relato De Caso, Congresso Brasileiro da Anclivepa, Recife/PE, 2017.

DÍAZ, V. M. M.; AGUIRRE, J. C.; Pectus excavatum en un Bulldog Inglés: reporte de caso, Revista Brasileira de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2012.

FOSSUM, T.W. Cirurgia de Pequenos Animais. 2º edição. São Paulo: Editora Roca, p. 236-238, 2005.

FOSSUM, T.W. Cirurgia de Pequenos Animais. 4. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

HAHAL, S. C. Pectus excavatum in two littermate dogs, Canine Veterinary Journal, Canadá, 2008.

HAJE, S. A.; HAJE, D. P.; Abordagem Ortopédica Das Deformidades Pectus: 32 Anos De Estudos, Revista brasileira de ortopedia, São Paulo, 2009.

MOLANO, R. F. S.; ORDONEZ, F. J. P.; GALLEGO, I. C. S. Descripción de un caso de la malformación congénita pectus excavatum en un felino doméstico, Revista lasallista, Colombia, 2010.

MOURA, C. N. O.; DIPP, G.; Tratamento não invasivo de Pectus Excavatum em Buldogue Inglês: Relato de caso, Pubvet, Ponta Grossa-PR, 2018.

SHAALAN, A. M. et al. Outcome of surgical repair of Pectus Excavatum in adults, Canine Veterinary Journal, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020