Neuroeducação no ambiente escolar: reflexões sobre a educação, o ensino e a aprendizagem

Ronaldo Júlio Baganha, Luís Henrique Sales Oliveira, Pâmela Camila Pereira, Jéssica Martins Pereira, Laís Coutinho de Souza, Luiz Ricardo Magalhães dos Santos Santos, José Jonas de Oliveira, João Éderson Corrêa

Resumo


No ambiente escolar, diversas estratégias de ensino devem ser utilizadas para que a educação de crianças, adolescentes e adultos seja eficiente. Neste sentido o conhecimento de como se aprende e quais as interferências sobre este processo se torna importante, pois por meio dele os professores podem utilizar ferramentas e estratégias para maximizar o aprendizado. A neuroeducação é a ciência que integra os conhecimentos da neurociência com a prática educacional, seu objetivo é compreender como o cérebro humano aprende e assim melhorar o desempenho dos estudantes e do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura sobre os princípios da neuroeducação no ambiente escolar, apresentar os mecanismos do processo de aprendizagem e os fatores que afetam o aprendizado. Os resultados sugerem que:  motivação; saúde mental; o controle do tom de voz; feedback; humor; nutrição adequada; sono de qualidade e variados métodos de ensino podem afetar o aprendizado. O cérebro humano possui áreas que recebem informações aferentes, processam e memorizam conteúdos consideradas importantes, o que enaltece a necessidade do professor apresentar a importância do conteúdo, pois do contrário, a atenção será reduzida e o processo de ensino e aprendizagem prejudicado. O hipocampo, uma das principais áreas do aprendizado, entretanto este é sensível ao estresse e as emoções, o que significa que noites de sono mal dormidas, ansiedade e estresse podem afetar a memória e consequentemente o aprendizado. O conhecimento sobre a neuroeducação e sobre como alguns fatores podem influenciar o aprendizado é essencial para o professor do século XXI.  


Texto completo:

10.29327/2405740.11.1-9

Referências


Amonoo, H. L.; Longley, R. M.; Robinson, D. M. Giving feedback. Psychiatric Clinics of North America, v. 44, n. 2, p. 237-247, 2021.

Berbel, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

Bishir, M., Bhat, A., Essa, M. M., Ekpo, O., Ihunwo, A. O., et. al. Sleep deprivation and neurological disorders. BioMed research international, v. 2020, n. 1, p. 5764017, 2020.

Brasil. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Campelo, M. P. S., Ferreira, F. R. S., de Oliveira, J. B. M., Júnior, P. J. C., de Brito, J. G. C. e al. As Contribuições da Neuroeducação para a Aprimoramento e Resolução de Problemas de Aprendizagem/The Contributions of Neuroeducation to the Improvement and Resolution of Learning Problems. ID on line. Revista de psicologia, v. 14, n. 53, p. 120-137, 2020.

Cameron, H. A.; Glover, L. R. Adult neurogenesis: beyond learning and memory. Annual review of psychology, v. 66, n. 1, p. 53-81, 2015.

Cook, D. A.; Artino Jr, Anthony R. Motivation

to learn: an overview of contemporary theories. Medical education, v. 50, n. 10, p. 997-1014, 2016.

Dos Reis, V. A. M., Rodrigues, R. G. A influência da ansiedade no aprendizado acadêmico. Revista Farol, v. 18, n. 18, p. 30-41, 2023.

Faria, N. C., Júnior, C. A. M. Aprendizagem: Uma Abordagem Psicofisiológica. Revista Ciências Humanas, v. 10, n. 1, p. 99-107, 2017.

Frota, M. A., Páscoa, E. G., Bezerra, M. D. M., Martins, M. C., Gurgel, A. A. Má alimentação: fator que influencia na aprendizagem de crianças de uma escola pública. Revista de APS, v. 12, n. 3, 2009.

Igaz, L. M., Bekinschtein, P., Vianna, M. M. R., Izquierdo, I., Medina, J. H. Gene expression during memory formation. Neurotoxicity Research. V. 6, n. 3, p. 189 – 203, 2004.

Igaz, L. M., Vianna, M. R. M., Medina, J. H., Izquierdo, I. Two time periods of hippocampal mRNA synthesis are required for memory consolidation of fear-motivated learning. The Journal of Neuroscience. v. 22, n. 15, p. 6781 – 6789, 2002.

Tabile, A. F., Jacometo, M. C. D. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 103, p. 75-86, 2017.

McDermott, C. M., LaHoste, G. J., Chen, C., Musto, A., Bazan, N. G., Magee, J. C. Sleep deprivation causes behavioral, synaptic, and membrane excitability alterations in hippocampal neurons. The Journal of Neuroscience. V. 23, n. 29, p. 9687 – 9695, 2003.

Mayer, R. E. How Can Brain Research Inform Academic Learning and Instruction? Educ. Psychol. Rev. v. 29, p. 835 – 846, 2017.

Organização Panamericana De Saúde. La carga de los trastornos mentales en la Región de las Américas, 2018. Washington, D.C.: OPAS; 2018.

Relvas, M. P. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

Rotta, N., Ohlweiller, L., Riesgo, R. Transtornos de Aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Ruskin, D. N., Liu, C., Dunn, K. E., Bazan, N. G., LaHoste, G. J. Sleep deprivation impairs hippocampus-mediated contextual learning but not amygdala-mediated cued learning in rats. European Journal of Neuroscience. V. 19, n. 11, p. 3121 – 3124, 2004.

Silva, E. M. Rir e aprender: o humor como instrumento didático eficaz no processo ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras. In: VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem: livro de atas. Instituto Politécnico de Bragança, p. 2663 – 2674, 2016.

Tokuhama-Espinosa, T. N. The scientifically substantiated art of teaching: a study in the development of standards in the new academic field of neuroeducation (Mind, Brain, and Education Science). 625f. Tese de doutorado (Doutorado em filosofia). Capella University, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020