Uso de Sistemas Enativos na Prática de Atividade Física: Uma Revisão Integrativa

Rita de Cássia Catini de Macedo, Paulo Cesar de Macedo, Carlos Catini Neto, Silvia Cristina Martini, Rodrigo Bonacin

Resumo


Introdução: A prática de atividade física melhora a qualidade de vida, potencializa as habilidades cognitivas, possibilita o crescimento e promove o bem-estar geral. A tecnologia desempenha um papel importante ao facilitar a prática de atividade física, fornecer informações precisas e motivar os cuidados com a saúde. Porém, para atender às diversas necessidades e preferências dos usuários, é necessário que as aplicações tecnológicas sejam flexíveis e adaptáveis. Objetivo: Identificar como e com que propósito os sistemas enativos têm sido empregados na atividade ou reabilitação física. Métodos: Buscaram- se artigos publicados no período de 2013 a 2023, nas bases cietíficas MEDLINE PubMed, PCM, Cochrane Library, EMBASE, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), SpringerLink, ACM DL, IEEE Xplore e ScienceDirect, com os descritores (("Physical Activity") OR ("atividade física") OR ("Ginastica") OR ("Exercícios") OR ("Exercise") OR ("Gymnastics") OR ("Sport")) AND (("enactive system") OR ("enactive systems") OR ("sistema enativo") OR ("sistemas enativos") OR ("embodied cognition") OR (enation) OR ("enação")). Resultados: Dos 9 estudos selecionados para análise, constatou-se que 7 não focam a abordagem enativa como um todo, mas contribuem com ao abordar a cognição incorporada. Destaca-se que nenhum dos artigos apresenta uma proposta de modelagem que possa ser adotada para o desenvolvimento de novas tecnologias neste contexto. Conclusão: Sobre o uso de tecnologias como apoio à atividade física, é recomendado considerar a influência das tecnologias adaptativas em evolução, bem como explorar a aplicação prática da cognição incorporada, analisando modelos usados no desenvolvimento de tecnologias propostas ou já em uso.

Texto completo:

DOI 10.29327/2405740.12.1-4

Referências


AVILÉS, Carlos et al. How enaction and ecological approaches can contribute to sports and skill learning. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 523691, 2020.

DI PAOLO, Ezequiel; THOMPSON, Evan. The enactive approach. The Routledge handbook of embodied cognition, p. 68-78, 2014.

DILLHOFF, Alex et al. An automated assessment system for embodied cognition in children: from motion data to executive functioning. In: Proceedings of the 6th international Workshop on Sensor-based Activity Recognition and Interaction. 2019. p. 1-6.

DUQUE, Paulo Henrique. Percepção, linguagem e construção de sentidos: por uma abordagem ecológica da cognição. UMA ABORDAGEM COGNITIVA DA LINGUAGEM, p. 31, 2018.

KAIPAINEN, Mauri; HAUTAMÄKI, Antti. Epistemic pluralism and multi-perspective knowledge organization: Explorative conceptualization of topical content domains. KO KNOWLEDGE ORGANIZATION, v. 38, n. 6, p. 503-514, 2011.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto-enfermagem, v. 17, p. 758-764, 2008.

MOREAU, David; MORRISON, Alexandra B.; CONWAY, Andrew RA. An ecological approach to cognitive enhancement: Complex motor training. Acta psychologica, v. 157, p. 44-55, 2015.

PAVEL, Hamza Reza et al. Automated System to Measure Static Balancing in Children to Assess Executive Function. In: Proceedings of the 15th International Conference on PErvasive Technologies Related to Assistive Environments. 2022. p. 569-575.

ROGERS, Jeffrey M. et al. Elements virtual rehabilitation improves motor, cognitive, and functional outcomes in adult stroke: evidence from a randomized controlled pilot study. Journal of neuroengineering and rehabilitation, v. 16, n. 1, p. 1-13, 2019.

SONG, Kyuye et al. Comparative study of tangible tabletop and computer-based training interfaces for cognitive rehabilitation. In: Universal Access in Human-Computer Interaction. Users and Context Diversity: 10th International Conference, UAHCI 2016, Held as Part of HCI International 2016, Toronto, ON, Canada, July 17-22, 2016, Proceedings, Part III 10. Springer International Publishing, 2016. p. 414-424.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), v. 8, p. 102-106, 2010.

SWEERE, Dirk JJ et al. ARM-Augmented Reality Muscularity. In: Entertainment Computing–ICEC 2018: 17th IFIP TC 14 International Conference, Held at the 24th IFIP World Computer Congress, WCC 2018, Poznan, Poland, September 17–20, 2018, Proceedings 17. Springer International Publishing, 2018. p. 235-240.

PRISMA. PRISMA Flow Diagram, 2020. Disponível em:

TORRANCE, Steve; SCHUMANN, Frank. The spur of the moment: What jazz improvisation tells cognitive science. AI & SOCIETY, v. 34, p. 251-268, 2019.

WILSON, Andrew D.; GOLONKA, Sabrina. Embodied cognition is not what you think it is. Frontiers in psychology, v. 4, p. 58, 2013.

WITT, Jessica K.; RILEY, Michael A. Discovering your inner Gibson: Reconciling action-specific and ecological approaches to perception–action. Psychonomic Bulletin & Review, v. 21, p. 1353-1370, 2014.

World Health Organization, 2022. WHO | Physical activity. WHO. URL: https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity. Acesso em 15 de agosto de 2023.

ZIV, Gal. An embodied and ecological approach to skill acquisition in racecar driving. Frontiers in sports and active living, v. 5, p. 1095639, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020