O conhecimento e suas interpretações em Kant e Piaget por um batimento epistemológico
Resumo
O objetivo deste artigo é estudar a concepção de conhecimento presente na Filosofia de Immanuel Kant e na Epistemologia Genética de Jean Piaget, buscando observar aspectos semelhantes e distintos entre tais pensadores. A Crítica da Razão Pura (1781) de Kant e a Epistemologia Genética (1970) de Piaget foram as obras de destaque na execução deste trabalho. Para tanto, foi possível constatar que as reflexões filosóficas de Kant a respeito do conhecimento contribuíram para a concepção epistemológica de Piaget no que se refere ao lugar que o sujeito passou a ocupar no processo de construção do conhecimento no decorrer de seu desenvolvimento.
Texto completo:
10.29327/2405740.11.1-7Referências
BENEVIDES, Pablo Severiano; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Kant e Piaget: articulações discursivas entre a filosofia transcendental e a epistemologia genética. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 56, n. 1, p. 58-70, 2004.
CAMPOS, José Galúcio; DE CARVALHO SENA, Daniel Richardson. Sobre as estruturas de conhecimento a priori em Kant e Piaget: um ensaio. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 2016-2032, 2020.
DE CARVALHO SOUZA, Carlos Alexsandro; COSTA, Karolyne Santana. As bases de construção do sujeito moderno: posicionamento dos movimentos estruturalista e pós-estruturalista. Revista TOMO, n. 36, p. 173-194, 2020.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger. 2.ed. São Paulo: Nova Cultural, 2000.
OLIVEIRA, S.C. Kant e Piaget: inter-relação entre duas teorias do conhecimento. 2.ed. Londrina: Eduel, 2004.
PORTA, M.A.G. A filosofia a partir de seus problemas. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
PASCAL, Georges. Compreender Kant. Trad. Raimundo Vier. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.
PIAGET, J. A epistemologia genética / Saberes e ilusões da filosofia / Problema de psicologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeiro, Zilda Abujara Daeir, Célia E. A Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
RAPPAPORT, C.R; FIORI, W; DAVIS, C. Psicologia do desenvolvimento: Teorias do desenvolvimento / Conceitos fundamentais. São
Paulo: EPU, 1981
Apontamentos
- Não há apontamentos.
NÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI
Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002
Tel.(35) 3629-8400
Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020