Como a Tecnologia da Informação e Comunicação e a Inteligência Artificial podem contribuir para um Cenário de maior Acessibilidade, Autonomia e Inclusão na Sociedade

Anderson da Costa Lacerda, Francisco Gilson Rebouças Porto Junior

Resumo


RESUMO: O artigo discute as constantes mudanças tecnológicas que ocorrem no cenário global que trazem à tona um desafio diário no ensino dentro da sala de aula, fazendo com que o docente busque apoio em recursos pedagógicos que melhor se encaixe no contexto, promovendo acessibilidade, inclusão e autonomia dos discentes. Este estudo tem por objetivo geral investigar os recursos pedagógicos em especial as tecnologias da informação e comunicação e a inteligência artificial, bem como tem os seguintes objetivos específicos: buscar elementos aos quais funcionem como facilitadores promovendo o ensino e a aprendizagem contribuindo no processo de acessibilidade, autonomia e inclusão dos discentes. A metodologia deste trabalho foi norteada através de uma investigação de natureza exploratória, observada por meio de revisões bibliográficas relacionadas às tecnologias e a inteligência artificial na educação com relevância para conjuntura atual. Notou-se a necessidade de preparar todos os envolvidos para o uso das tecnologias da informação e comunicação e inteligência artificial em todas as esferas de ensino, a fim de desenvolver o processo de acessibilidade, autonomia e inclusão de forma eficiente, promovendo ensino e aprendizagem de qualidade.

Palavras-chaves: Tecnologia da Informação e Comunicação. Inteligência Artificial. Acessibilidade. Autonomia. Inclusão


Texto completo:

DOI 10.29327/2405740.12.1-5

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