A CRECHE MUNICIPAL E PARTICULAR E SUA IDENTIDADE

Dayana Cristina de Faria Rodrigues, Magda Cristina Nascimento Rochael

Resumo


A criança na faixa etária de 0 a 3 anos está começando a descobrir, conhecer e experimentar o mundo, fazendo com que o professor tenha um papel fundamental nesta fase, orientando e proporcionando estas primeiras descobertas e este primeiro aprendizado. A escolha do tema justifica-se pelo fato de querer mostrar como é importante o trabalho pedagógico aliado ao cuidar e como as atividades pedagógicas em sala de aula podem trazer grandes benefícios para o desenvolvimento da criança. O projeto teve como objetivo verificar a prática educativa em duas creches da cidade de Itajubá- MG, sendo uma municipal e outra particular, verificar a ação pedagógica nas creches selecionadas, correlacionar a formação dos professores e a existência da pratica pedagógica, identificar as ações educativas e cuidadoras nas creches e seus objetivos. A presente pesquisa tentou mostrar se existe diferença da prática pedagógica da creche municipal para uma particular, se a creche tem sido espaço de educar ou simplesmente lugar de cuidar, observando se a creche particular propicia mais atividades educativas do que a municipal e se a formação tem influencia neste processo. A metodologia do presente projeto teve como base a pesquisa exploratória feita por levantamento bibliográfico e uma pesquisa de campo realizada em duas creches da cidade de Itajubá-Mg, sendo uma creche municipal e outra creche particular. Os dados foram coletados por meio de um questionário que foi respondido pelas professoras e monitoras das creches selecionadas. Com base nos estudos realizados, foi possível concluir que a creche vem passando por grandes modificações e vem alcançando resultados significativos. Observou-se a importância de pais e professores conhecerem a teoria dos sociointeracionistas Wallon, Vygotsky e Piaget, teóricos que tentaram mostrar que a criança se desenvolve com o meio, dá-se ai então a importância de uma sala de creche que estimule a criança e que vise o seu desenvolvimento holístico. A formação dos professores se mostrou como sendo indispensável para se ter uma boa pratica educativa em sala. O professor que tem uma formação docente consegue melhor aliar em suas praticas o cuidar e o educar, conseguindo enxergar a creche com outros olhos, como sendo um lugar que deve atender as necessidades básicas como alimentação e higiene e também o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor das crianças. Para muitos, a creche particular, por ser um local pago, é a que detém os melhores profissionais, com melhor formação e a melhor qualidade de ensino, porem, neste projeto, foi possível evidenciar que a creche municipal está mais preocupada em contratar profissionais com qualificação, em conciliar o cuidar e o educar do que a creche particular, desenvolvendo assim, a criança em todos os aspectos.

 

Palavras-Chave: Creche. Cuidar.Educar.

 

 

 

 

 

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020