Percepção de alunos e professores no uso das tecnologias de informação e comunicação – TICs no processo de ensino e aprendizagem frente ao desafio do coronavirus (COVID - 19)

Aécio Silveira Raymundy, Magda Cristina Nascimento Rochael

Resumo


No setor educacional, o impacto da pandemia do novo coronavirus fez com que os cursos de modalidade presencial migrassem para aulas do tipo remotas. Contudo, frente ao novo modelo de ensino utilizado em situação temporária, faz-se necessário compreender a percepção de alunos e professores sobre a nova forma de ensino. Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de alunos e professores quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação durante o período de pandemia. Para isso, foi realizado um estudo qualiquantitativo, por meio de uma entrevista semiestruturada, com discentes e docentes do Centro Universitário de Itajubá – FEPI. Como instrumento para a coleta de dados foi utilizado um questionário, elaborado com perguntas fechadas, na qual foram aplicadas de maneira sequencial, com o objetivo de avaliar a percepção de alunos e professores quanto ao uso das TICs. Foram coletas 73 respostas, das quais 58 foram de alunos e 15 de professores. E pode-se concluir que alunos e professores acreditam que as TICs podem funcionar como ferramenta para um ensino de qualidade. No entanto, durante as aulas remotas do período de pandemia, os discentes sentiram dificuldade no processo de aprendizagem e estes não acreditam na veracidade do processo avaliativo. Por outro lado, os professores sentiram poucas dificuldades no lecionar de forma remota, mas também não confiam na veracidade do processo avaliativo desenvolvido. Notou-se a necessidade de preparar docentes e discentes para o uso das TICs no ensino superior, a fim de desenvolver o processo de ensino e aprendizagem de forma eficiente.

Referências


CASTILHO, Luciane Barbosa. O uso da tecnologia da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior brasileiro. 2014. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciencias Empresarias (FUMEC), Belo Horizonte.

DERNTL, M.; MOTSCHNIG-PITRIK, R. (2005). The rule of structure, patterns, and people in blended learning. The Internet and Higher Education, v. 8, n. 2, p. 111-130.

SIMÃO, J. V. À procura da qualidade e da excelência no ensino superior. In Cassiano Reimão (Org.), A formação pedagógica dos professores no ensino superior (pp. 105-109). Lisboa: Edições Colibri, 2001.

ZABALZA, M. La enseñanza universitaria. El escenario y sus protagonistas. Madrid: Narcea, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020