ENSINO HÍBRIDO: TENDÊNCIA EDUCACIONAL NA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Atílio Catosso Salles, Magda Cristina Nascimento Rochael, Alba Helena Fernandes Caldas, Rodolfo Malagó, Joelma Pereira De Faria Nogueira

Resumo


Neste artigo vamos abordar as diversas tendências pedagógicas, que dão subsídios para compreensão e orientação da prática educacional em diversos momentos da história, de modo a enfatizar o ensino híbrido como uma das grandes possibilidades para o futuro da educação, principalmente para a sustentabilidade financeira das Instituições de Ensino Superior (IES). Ainda iremos levantar as IES localizadas na microrregião do sul de Minas Gerais que divulgam o ensino/modalidade híbrido em seus cursos de graduação no site das instituições. É sabido que o emprego mesclado do ensino presencial com o ensino on-line, utilizando o melhor de cada uma dessas modalidades, proporciona ao aluno uma aprendizagem personalizada, de modo que ele estude no seu tempo, utilizando, ainda, todos os recursos de uma aula presencial. E, por outro lado, abre viabilidade para uma gestão financeira da IES mais atrativa, atribuição necessária para contrastar com a concorrência da modalidade à distância do Ensino Superior e acomodar as mudanças escancaradas, acometidas pela dificuldade de captação de novos alunos, frente as crises econômicas e política no setor educacional no país.

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