Ansiedade e depressão em universitários: uma rapid review

Regina Daniele Ribeiro Torres, José Jonas de OLIVEIRA, Jasiele Aparecida de Oliveira SILVA, Ronaldo Julio BAGANHA

Resumo


Resumo

Esta pesquisa, cuja temática envolve a ansiedade e a depressão em estudantes universitários, busca responder a seguinte problemática: quais os fatores preditores da ansiedade e depressão em estudantes universitários? O objetivo geral é identificar os fatores que tornam os estudantes universitários vulneráveis à ansiedade e à depressão. Em específico, objetiva-se elucidar os fatores preditores da ansiedade e da depressão que impactam a saúde mental dos estudantes universitários; apresentar quais as intervenções possíveis de serem implementadas pelas instituições de ensino para a promoção de saúde mental de jovens universitários. Configurada como uma rapid review, elegeu-se e incluiu-se 16 artigos dentre os 55 identificados nas bases de dados: Pubmed, Ncbi, Bvsalud, Scielo UMS, UKM, DSMIV, EJHM, OJSI, JAPS. A partir da síntese e análise realizada, foram elencados como fatores preditores da ansiedade e depressão em estudantes universitários: incompetência; desmotivação; gestão do tempo; desempenho; saúde física; organização; gestão financeira; luto; consumo de drogas e álcool; falta de autoconfiança; moradia; gênero; neuroticismo; sedentarismo; distanciamento familiar e de amizades estabelecidas; insatisfação; isônia; relacionamentos afetivos insatisfatórios; não estar em curso escolhido como primeira opção; fadiga; longas jornadas de trabalho e estudo; ambientes não propícios ao aprendizado; religiosidade; sobrecarga de informações e planejamento de carreira. Constatou-se a necessidade da criação de programas de gerenciamento de estresse; atividades de aconselhamento; instalações e recursos; eventos como palestras e workshops que oportunizem técnicas e habilidades de enfrentamento; medidas preventivas e de promoção da saúde psicológica; esforços de promoção e aconselhamento são necessários para garantir que os alunos busquem ativamente ajuda.

Referências


Referências

ABED, H.; ABD EL-RAOUF, M. Stress, Anxiety, Depression Among Medical Undergraduate Students at Benha University and Their Socio-Demographic Correlates. The Egyptian Journal of Hospital Medicine, v. 86, p. 1, p. 27-32, 2021. Disponível em: https://ejhm.journals.ekb.eg/article_209974.html Acesso em: 10 mar. 2023.

ADAMS, K. L.; SAUNDERS, K. E.; KEOWN-STONEMAN, C. D. G.; DUFFY, A. C. Mental health trajectories in undergraduate students over the first year of university: a longitudinal cohort study. BMJ open, v. 11, n. 12, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34848401/ Acesso em: 18 abr. 2023.

ALUH, D. O.; ABBA, A.; AFOSI, A. B. RESEARCH ARTICLE: Prevalence and correlates of depression, anxiety and stress among undergraduate pharmacy students in Nigeria. Pharmacy Education, [S. l.], v. 20, n. 1, p. p 236 – 248, 2020. Disponível em: https://pharmacyeducation.fip.org/pharmacyeducation/article/view/920 Acesso em: 12 mar. 2023.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. American Psychiatric Association Board of Trustees Approves DSM-5: diagnostic manual passes major milestone before May 2013 publication.Washington: APA. 2012. Disponível em: https://totallyadd.com/wp-content/uploads/DSMIV.pdf Acesso em: 12 abr. 2023.

AQUINO, D. R. de; CARDOSO, R. A.; PINHO, L. de. Sintomas de depressão em universitários de medicina. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 39, n. 96, p. 81-95, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2019000100009 Acesso em: 19 abr. 2023.

ASIF, S.; MUDASSAR, A.; SHAHZAD, T. Z.; RAOUF, M.; PERVAIZ, T. Frequency of depression, anxiety and stress among university students. Pakistan journal of medical sciences, v. 36, n. 5, p. 971–976, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7372668/ Acesso em: 18 abr. 2023.

BATISTA, M. A.; OLIVEIRA, S. M. da S. S. Sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes. Psic, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 43-50, 2005. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142005000200006 Acesso em: 10 fev. 2023.

BECK, A. T.; CLARK, D. M.; ALFORD, B. A. Scientific Foundation of Cognitive Theory and Therapy of Depression. New York: John Wiley Sons Inc, 1999.

CAPDEVILA-GAUDENS, P.; GARCÍA-ABAJO, J. M.; FLORES-FUNES, D.; GARCÍA-BARBERO, M.; GARCÍA-ESTAÑ, J. Depression, anxiety, burnout and empathy among Spanish medical students. PloS one, v. 16, n. 12, e0260359, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34855803/ Acesso em: 12 mar. 2023.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.

DIAS, L. G.; SILVA, N. A. da; OLIVEIRA, S. S. B. de O.; MARQUES, M. S. Ansiedade e Depressão em Universitários a Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa.Id on Line Rev. Psic., Dezembro/2021, v. 15, n. 58, p. 565-575. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3344/5268 Acesso em: 10 fev. 2023.

FAUZI, M. F.; ANUAR, T. S.; TEH, L. K., LIM; W. F.; JAMES, R. J.; AHMAD, R.; MOHAMED, M.; ABU BAKAR, S. H.; MOHD YUSOF, F. Z.; SALLEH, M. Z. Stress, Anxiety and Depression among a Cohort of Health Sciences Undergraduate Students: The Prevalence and Risk Factors. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 6, p. 3269, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33809939/ Acesso em: 20 fev. 2023.

FIORAVANTI, A. C. M.; SANTOS, L. de F.; MAISSONETTE, S.; CRUZ, A. P. de M.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Avaliação da estrutura fatorial da Escala de Ansiedade-Traço do IDATE. Aval. psicol. v. 5, n. 2, pp. 217-224, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712006000200011 Acesso em: 12 fev. 2023.

GANANN, R; CILISKA, D; THOMAS, H. Expediting systematic reviews: methods and implications of rapid reviews. Implementation Science, California, v. 5, n. 56, 2010. Disponível em: https://implementationscience.biomedcentral.com/articles/10.1186/1748-5908-5-56 Acesso em: 21 fev. 2023.

GRAZIANI, P. Ansiedade e perturbações da ansiedade. Lisboa: Climepsi Editores, 2005.

HAJDUK, M.; HERETIK JR, A.; VASECKOVA, B.; FORGACOVA, L.; PECENAK, J. Prevalence and correlations of depression and anxiety among Slovak college students. Bratislavske lekarske listy, v. 120, n. 9, p.695–698, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31475557/ Acesso em: 16 fev. 2023.

HOSSAIN, M. M.; ALAM, M. A.; MASUM, M. H. Prevalence of anxiety, depression, and stress among students of Jahangirnagar University in Bangladesh. Health science reports, v. 5, n. 2, e559, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35308418/ Acesso em: 10 mar. 2023.

KAPLAN, B. L; SADOCK, B. J. Compêndio de psiquiatria: ciências comportamentais. Psiquiatria clínica. Porto Alegre-Artes Médicas, 2007.

LEÃO, A. M.; GOMES, I. P.; FERREIRA, M. J. M.; CAVALCANTI, L. P. de G. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 4, p. 55-65, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/kyYq35bwkZKHpKRTjyqjMYz/?lang=pt Acesso em: 20 fev. 2023.

MANAP, R.; HAMID, S. A.; GHANI, M. A. Depression, anxiety and stress among undergraduate students. Journal of Social Sciences and Humanities, v. 16, n. 2, p. 1-7, 2019. Disponível em: http://journalarticle.ukm.my/19409/1/31367-96929-1-SM.pdf Acesso em: 18 abr. 2023.

MOUTINHO, I. L. D.; MADDALENA, N. de C. P.; ROLAND, R. K.; LUCCHETTI, A. L. G.; TIBIRIÇÁ, S. H. C.; EZEQUIEL, O. da S.; LUCCHETTI, G. Depression, stress and anxiety in medical students: A cross-sectional comparison between students from different semesters. Rev. Assoc. Med. Bras. v. 63, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/RTGnDKrPfNbZyncyJkhkzjM/?lang=en Acesso em: 18 abr. 2023.

QUAGLIATO, L. A.; NARDI, A. E. A cross-sectional healthy-control study of serum inflammatory biomarkers interleukin (IL) -1B and IL-2R in panic disorder patients and their offspring. Journal of psychiatric research, v. 149, p. 260-264, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35303615/ Acesso em 12 abr. 2023.

SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

SHAO, R.; HE, P.; LING, B.; TAN, L.; XU, L.; HOU, Y.; KONG, L.; YANG, Y. Prevalence of depression and anxiety and correlations between depression, anxiety, family functioning, social support and coping styles among Chinese medical students. BMC psychology, v. 8, n. 1, p. 38, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7178943/ Acesso em: 12 mar. 2023.

SONG, Y.; LIU, Z.; CHEN, H.; GUO, Q.; HUANG, Y. Incidence and risk factors of depressive symptoms in chinese college students. Neuropsychiatric Disease and Treatment, v. 16, p. 2449-2457, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7591009/ Acesso em: 2 fev. 2023.

SPIELBERGER, C.; GORSUCH, R.; LUSHENE, R.; VAGG, P. R.; JACOBS, G. Manual for theState-Trait Anxiety Inventory (Form Y1–Y2). Palo Alto: Consulting Psy-chologists Press; 1983.

SYED, A.; ALI, S. S.; KHAN, M. Frequency of depression, anxiety and stress among the undergraduate physiotherapy students. Pakistan journal of medical sciences, v. 34, n. 2, p. 468–471, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29805428/ Acesso em 10 fev. 2023.

TRICCO, A. C.; ANTONY, J.; ZARIN, W. et al. Uma revisão de escopo dos métodos de revisão rápida. BMC Med, v. 13, n. 224, 2015. Disponível em: https://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12916-015-0465-6 Acesso em: 12 fev. 2023.

TRIPATHI, R.; ALQAHTANI, S. S.; MERAYA, A. M.; MAKEEN, H. A.; TRIPATH, P. I; PANCHOLI S. S. Evaluation of depression, anxiety, and stress among university healthcare students. Journal of Applied Pharmaceutical Science, v. 12, n. 10, p 078-087, 2022. Disponível em: https://japsonline.com/admin/php/uploads/3747_pdf.pdf Acesso em: 12 fev. 2023.

YAMAKAWA, E. K.; KUBOTA, F. I.; BEUREN F. H.; SCALVENZI, L.; CAUCHICK P. A. M. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transinformação, v. 26, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/YCXRcdqjP6gGccddwgzwnCK/?lang=pt Acesso em: 26 fev. 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020