Utilização do Xbox Kinect como incentivo à prática de Educação Física em escolas de tempo integral: Revisão da literatura

Vinicius da Silva Freitas, Leandro Pedrazzi Leal, Nara Núbia de Sousa Truppel, Dayanna Roberta Costa da Rocha, Paula Paraguassú Brandão

Resumo


O Kinect, um sensor de movimento do Xbox 360, tem sido cada vez mais utilizado em uma variedade de jogos de vídeo, incluindo modalidades esportivas, ganhando destaque. Este estudo explora a relevância do Kinect como ferramenta de incentivo à prática de educação física em escolas de período integral. Utilizando uma metodologia de estudo bibliográfico, os resultados demonstram a viabilidade do uso do Kinect nas aulas de educação física. Conclui-se que a integração do Xbox Kinect no contexto das aulas de educação física pode criar uma experiência individualizada para alunos que possam estar relutantes em participar das atividades. Dessa forma, o uso do Kinect pode aumentar a participação e o engajamento dos alunos nas aulas de educação física. Para melhorar os resultados, futuras pesquisas podem investigar mais profundamente os efeitos do uso do Kinect em diferentes faixas etárias e em diversas modalidades esportivas, bem como explorar estratégias específicas para maximizar os benefícios do seu uso no contexto educacional.


Texto completo:

10.29327/2405740.10.2-14

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