Refletindo sobre a inclusão escolar: O que é capacitismo?

Estela Costa Ferreira

Resumo


O processo de inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar se deu de maneira lenta. Ao longo da história, a pessoa com deficiência foi segregada, excluída e menosprezada. Dentre as diversas barreiras enfrentadas para a inclusão, nos deparamos com o capacitismo. O capacitismo é o preconceito destinado a pessoa com deficiência, enxergando-a como menor, incapaz ou inapta. Mesmo com o respaldo legislativo para a entrada e permanência nas escolas, elas muitas vezes, são vistas apenas através de seus laudos médicos. A forma como entendemos a deficiência está associada com a forma de tratamento social e impacta nas predileções de métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é discutir os conceitos sobre inclusão, em especial, sobre capacitismo, e, fomentar o conhecimento e discussão sobre o assunto no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, realizada nas bases de dados Scielo, catálogo de teses e dissertações da Capes e artigos acadêmicos indexados. Apesar da crescente ascensão do tema, a inclusão é pouco pesquisada, limitando-se a área biomédica, psicossocial e a educação inclusiva. Consideramos a reflexão sobre o tema imprescindível para a melhoria dos métodos e metodologias de ensino que busquem uma escola de qualidade para todos. Além disso, refletir sobre o capacitismo e buscar alterar antigas práticas é necessário para a transição entre interação e inclusão escolar. Espera-se que este trabalho traga reflexões importantes para o conceito de inclusão e estimule a elaboração e utilização de novas práticas de ensino anti-capacitistas.

Referências


ACESSIBILIDADE NA CÂMARA, Câmara dos Deputados, Palácio do Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes, Brasília, DF. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/gestao-na-camara-dos-deputados/responsabilidade-social-e-ambiental/acessibilidade/glossarios/glossario.html>. Acesso: 21 de março de 2023.

ARAÚJO, N. R. de; CUNHA, C. M. Interpretação do modelo social de deficiência a partir do conceito de normalidade de Canguilhem. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, RS, v. 25, Dossiê, 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP/MEC, 2007.

BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: Educ, 1993.

CAMPBELL, FionaKumari. IncingLegal Ficons: Disability's Date with Ontology and the Ableist Body of the Law. Griffith Law Review, London, v. 10, n.1, p. 42-62, 2001.

DUTRA, P. Editorial. In: Inclusão. Revista da Educação Especial. Ano 2, n. 3, dez de 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

LEFEHLD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Egér. Para uma escola do século XXI. Campinas, SP: UNICAMP/BCCL, 2013.

MARCHESAN, A.; CARPENEDO, R. F. Capacitismo: entre a designação e a significação da pessoa com deficiência. Revista Trama, v. 17, n. 40, p. 45-55, 2021.

MELLO, A. G. de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC, Ciênc. saúde coletiva [online]. 2016, vol.21, n.10. Disponível em Acesso: 17 out 2022.

MELLO, A. G. de. Politizar a deficiência, aleijar o queer: algumas notas sobre a produção da hashtag #ÉCapacitismoQuando no Facebook. In: PRATA, S.; CALDAS, S. (org.). Desigualdades, gêneros e comunicação. São Paulo: Intercom, 166 p. 2019.

PAIVA, J. C. M.; SILVEIRA, T. B. H.; LUZ, J. de O., Dinâmicas Da Participação Política e Estudos da Deficiência: representatividade e políticas públicas. In: GESSER, M.; BOCK, G. L. K.; LOPES, P. H. (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba, Brasil: CRV, 2020. p. 95 – 111.

SANTOS, Natanniele Felício; SOUZA, Janayna. Capacitismo no ambiente escolar: implicações para alfabetização científica do estudante com deficiência Empowerment in the school environment: implications for scientific literacy of students with disabilities. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 9, p. 86920-86934, 2021.

SILVA, Luciene Maria da. A deficiência como expressão da diferença. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 44, p. 111-133, 2006.

SIQUEIRA, Denise; DORNELLES, Tarso Germany; DE ASSUNÇÃO, Sabrina Mangrich. EXPERIENCIANDO CAPACITISMO: a vivência de três pessoas com deficiência. ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA, p. 145, 2020.

VALADÃO, Maely Passos Boeri. Educação inclusiva: uma análise crítica do ordenamento jurídico brasileiro na inclusão escolar das pessoas com Autismo. Brazilian Journal of Development, v. 9, n. 3, p. 10409-10423, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020