Conhecimentos expressos por futuros professores de física em prática de planejamento conjunto de uma atividade experimental sobre acústica em cordas

João Ricardo Neves da Silva, Pedro Filipe Souza Soares, Agenor Pina da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar os elementos da Base de Conhecimentos para o Ensino (BCE), principalmente os Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo (PCK[1]), expressos por licenciandos em um processo de elaboração conjunta de uma atividade experimental sobre a temática acústica em cordas. A partir da manipulação e discussão teórica de um experimento sobre a temática, estudantes de um curso de licenciatura em física foram convidados a elaborar uma atividade voltada ao Ensino Médio que contemplasse o uso investigativo de um conjunto experimental sobre o tema. As discussões ocorridas entre os licenciandos durante a elaboração da atividade foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com base nos referenciais que discorrem sobre a Base de Conhecimentos para o Ensino, a partir de Shulman (1987) e seus interpretadores contemporâneos. Os resultados demonstram que os licenciandos expressam conhecimentos relacionados às três principais categorias da BCE, principalmente aos Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo. Ainda, se aponta para a defesa do processo de planejamento conjunto como estratégia formativa para a expressão de conhecimentos da BCE na formação de licenciandos em física.

[1] PCK é a Sigla em língua inglesa para o termo Pedagogical Content Knowledge, na nomenclatura original designada por Shulman (1987)


Referências


Baptista, M. L. G. P. Uma proposta de utilização da acústica musical no ensino de física. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física). Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS. 2009.

Caldatto, M. E., Neves da Silva, J. R. Uma discussão sobre a formação de Professores promovida por um IES federal por meio da “Complementação Pedagógica para Não Licenciados”: o caso do professor de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 224-255, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/21757941.2019v36n1p224

Errobidart, H. A., Gobara, S. T., Errobidart, N. Levantamento dos trabalhos que descrevem a Utilização da experimentação como estratégia para o Ensino de ondas (2002-2007). Atas do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, Vitória, ES. 2009.

Etkina, E. Pedagogical content knowledge and preparation of high school physics teachers. Physical Review Special Topics-Physics Education Research, 6(2), 2010. Disponível em: https://journals.aps.org/prper/abstract/10.1103/PhysRevSTPER.6.020110

Karal, I. S., Alev, N. Development of pre-service physics teachers’ pedagogical content knowledge (PCK) throughout their initial training. Teacher development, 20(2), 162-180. 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13664530.2015.1124138

Lima, S. S., Darsie, M. M. P., Mello, G. J. Análise comparativa dos modelos usados como ferramenta metodológica nas pesquisas sobre o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) de professores de Física no Brasil. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(1), 79-104. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8086214

Melo Niño, L. V., Mellado, V., & Buitrago, A. Desarrollo del conocimiento didáctico del contenido en el caso de la enseñanza de la carga eléctrica en Bachillerato desde la práctica de aula. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, vol. 13, núm. 2, abril, 2016, pp. 459-475. 2016. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5581974

Melo-Niño L. V., Cañada, V. El conocimiento didáctico del contenido como medio para la formación continua del profesorado de física. In. Shigunov Neto, A. A Formação de Professores de Física em discussão: passado, presente e perspectivas/Alexandre Shigunov Neto; André Coelho da Silva; Dulce Maria Strieder e Ivan Fortunato; (org.). – Itapetininga: Edições Hipótese, 2020.

Melo-Niño, L. V., & Mellado, V. Initial characterization of Colombian high school physics teachers’ pedagogical content knowledge on electric fields. Research in Science Education, 47(1), 25-48. 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-015-9488-4

Monteiro Júnior, F. N. Somando Funções Trigonométricas: uma reconstrução didática do conceito de timbre a partir de duas experiências pedagógicas. Boletim de Educação Matemática, 23(36), 597-624. 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221905003.pdf

Monteiro Junior, F. N. Educação sonora: encontro entre ciências, tecnologia e cultura. Tese – Doutorado em Educação em Ciências – Faculdade de Ciências. 315f. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102066

Neves da Silva, J. R., de Almeida, M. V., Pina da Silva, A., & Ameku Neves, J. Base de conhecimentos para o ensino de professores de física em planejamento conjunto do tema energia e suas transformações. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, 15(2), 353–369. https://doi.org/10.14483/23464712.14766. 2020. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/14766

Shulman, L. S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14. 1986. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/0013189x015002004?journalCode=edra

Shulman, L. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, 57(1), 1-23. 1987. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article-abstract/57/1/1/31319/Knowledge-and-Teaching-Foundations-of-the-New

Shulman, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec| Nova série, 4(2). 2015.

Sperandeo-Mineo, R. M., Fazio, C., & Tarantino, G. Pedagogical content knowledge development and pre-service physics teacher education: A case study. Research in Science Education, 36(3), 235-268. 2006. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-005-9004-3

Weitzel, H., & Blank, R. Pedagogical Content Knowledge in Peer Dialogues between Pre-Service Biology Teachers in the Planning of Science Lessons. Results of an Intervention Study. Journal of Science Teacher Education, 31(1), 75-93. 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1046560X.2019.1664874


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020