AÇÕES DE PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO NA ESTRUTURA FAMILIAR COMO SUBSÍDIO PARA O DESENVOLVIMENTO E RENDIMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ITAJUBÁ/MG

Thaís Silva Ribeiro, Verônica Gonçalves Duarte, Carlos Gomes

Resumo


A estrutura familiar possui um histórico que sempre esteve muito próximo das concepções sócio-histórico-cultural do homem. Para que se possam compreender estes três aspectos, que constituem a base para o desenvolvimento cognitivo da criança, apresentamos algumas reflexões sobre o envolvimento da família com a escola e seu impacto sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.  Considerando que o processo de ensino aprendizagem está integrado ao meio em que a criança está inserida, os recursos oferecidos e à família, é importante destacar e reconhecer a família como parceira ativa e essencial na educação das crianças. O acompanhamento e a relação desenvolvida em família são indispensáveis para que o aluno se insira no ambiente escolar sem maiores problemas. Tendo em vista que é a família que promove o suporte social, cultural e emocional da criança, enquanto que a escola tem como finalidade desenvolver o lado intelectual e cognitivo da criança. Para uma boa integração entre os dois contextos, família e escola, percebe-se a necessidade de uma equipe pedagógica, para que possa haver essa mediação.

O projeto propõe-se realizar algumas questões para a reflexão e intervenção, sobre diagnóstico e prevenção na estrutura familiar de crianças de uma determinada área geográfica, para o auxílio do rendimento escolar da criança, pertencente aos anos iniciais da educação. Uma equipe pedagógica auxiliará nos métodos de estudo, a partir das características do contexto da criança, proporcionar atividades significativas e lúdicas, reconhecer as dificuldades da criança, oferecer recursos e materiais para a realização destes e analisar diferentes situações em que a estrutura da família interfere no desenvolvimento do aluno, podendo contribuir com o processo de aquisição da criança ao conteúdo escolar, tendo como preocupação a qualidade e o resultado do processo educativo. E pretende obter como subsídio a partir da observação, o registro, que implicará no resultado do processo de ensino e aprendizagem da criança, fazendo uma reflexão sobre a influência da estrutura familiar em seu rendimento escolar. Acredita-se que por meio dos resultados deste estudo outras instituições educativas poderão beneficiar-se da experiência.

 

Palavras - chave: Estrutura familiar. Criança. Ensino-aprendizagem. Escola.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020