Combinação do framework 70-20-10 com Kirkpatrick Model para construção e avaliação de treinamentos apoiados por realidade virtual

Pablo Neander Borges Teodoro, Alexandre Cardoso, Daniel Costa Ramos

Resumo


A realidade virtual (RV) tem sido uma das tecnologias mais visadas para implementação em diversas áreas que buscam melhorar o desempenho ou os ganhos, sejam individuais ou empresariais, desde reuniões a jogos, seu uso tem ampliado de forma exponencial nos últimos dez anos, principalmente após a pandemia onde diversos meios afetados se viram na necessidade do uso de tecnologias remotas. Um campo que tem sido explorado é o de treinamento e educação, que devido a uma imersão maior e uma quantidade quase infinitas de possibilidades, a RV tem despertado um grande apoio de diversos pesquisadores e empresas com o intuito de melhorar o aprendizado em ambas as situações. Contudo para validar a qualidade e uso destes e outros treinamentos, empresas buscam a utilização de metodologias que demonstrem os resultados obtidos. Assim, este trabalho apresenta o uso da mescla entre 70-20-10, uma metodologia de construção de treinamentos e o KirkPatrick model, metodologia de obtenção de feedback já estabelecida mercadologicamente sendo utilizada para avaliar quatro scripts de treinamentos criados para um software de RV, onde operadores de subestação de energia elétrica realizaram estes treinamentos e ao final destes preencheram um formulário de perguntas criadas adaptadas para estes casos baseadas nos quatro níveis do KirkPatrick model. A pesquisa obteve resultados significativos sobre o uso da realidade virtual neste meio mesmo com um certo receio devido ao uso de novas tecnologias, o que mostra o potencial das duas metodologias em ambientes de treinamento apoiados por realidade virtual.


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