Planejamento Estratégico: Um estudo de caso na empresa FSI SERVIÇOS

Raphael Henrique Dias da Silva, Luis Filipe Machado de Castro, Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Resumo


O agir de forma estratégica tem alavancado soluções para eventos comprometedores do êxito organizacional, tal fator inspirou a produção deste estudo cuja temática envolve o planejamento estratégico. A perspectiva científica reside na solução da problemática: quais as estratégias necessárias para que a empresa FSI SERVIÇOS LTDA possa promover o seu crescimento mantendo-se competitiva? Para tanto, objetivou-se desenvolver um planejamento estratégico com o intuito de promover o crescimento da empresa e a sua permanência no mercado competitivo. Como objetivos específicos: evidenciar a literatura sobre a temática em questão; definir a missão, a visão e os valores da empresa; elaborar diagnóstico atual da empresa; delinear um plano de ação para que a empresa alcance seus objetivos. Assim, tipificada como pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso, tornou-se possível alcançar os objetivos. O referencial teórico, o método das 5 forças de Porter e a ferramenta SWOT foram basilares nesta investigação, por oportunizarem o conhecimento necessário para a resolução da problemática em questão. Com base no diagnóstico estratégico realizado, conclui-se que a empresa FSI SERVIÇOS LTDA apresenta pontos fortes suficientes para alcançar as oportunidades sinalizadas, bem como para defender-se das ameaças que a assolam. O plano de ações apresentado servirá como norteador para a execução das estratégias elencadas. Em suma, este estudo gerou vários resultados positivos para a empresa estudada, pois, por meio da elaboração do planejamento estratégico, possibilitou um entendimento sobre qual seria a melhor estratégia para a sua permanência no mercado competitivo.


Texto completo:

Artigo

Referências


CHIECCO, M. SWOT 8Q: A evolução da Análise SWOT! 2019. Disponível em:

https://blog.programaalavancar.com/2019/10/swot-8q-evolucao-da-analise-swot.html Acesso em: 01 nov. 2021.

CORRÊA, H. L. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

FRANCO JUNIOR, C. Administração moderna: integrando estratégia e coaching diante das mudanças. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

IBGE. Índice de desenvolvimento urbano – Itajubá, MG. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/itajuba/panorama Acesso em: 12 ago. população

MINAYO, M. C. de S.; GUERRIERO, I. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/DgfNdVrZzZbN7rKTSQ8v4qR/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 out. 2021.

NASCIMENTO, L. P. do Elaboração de projetos de pesquisa: monografia, dissertação, tese e estudo de caso, com base em metodologia científica. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2016.

OLIVEIRA, D. de P. R. de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 34. ed. São Paulo: Atlas, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020