Análise de eficiência térmica dos dissipadores

Caroline Fernanda Alves, Gabriel Christian Ribeiro Leite, Guilherme Pereira Guimarães, Michael Richard Vieira, Rafael Damasio da Silva, Thaianne Isabella de Sales, Fábio Luís Figueiredo Fernandes

Resumo


O dissipador térmico é hoje um dos componentes de maior importância em um projeto eletrônico. Porém há descuido nos projetos que envolvem dispositivos de potência até naqueles que não geram uma quantidade excessiva de calor. Aparentemente os desenvolvedores não tratam os problemas gerados com a dissipação de calor de forma devida, sendo eles partes essenciais do projeto eletrônico. O presente artigo tem como intuito descrever as características e funcionalidades dos dissipadores, através de coletas de amostras dos ensaios feitos em laboratório, onde foi montado uma bancada de testes com uma placa de ensaio (protoboard), seis reguladores de tensão de mesmo modelo (LM7805), um dissipador com corpo de alumínio, uma ventoinha e um termômetro para registro das temperaturas de acordo com o tempo, que foi monitorado por meio de um cronômetro de celular. A análise dos resultados se mostrou satisfatória e bem conclusiva em relação à eficácia dos diferentes componentes testados no circuito, sendo que a utilização do cooler em conjunto com o dissipador de alumínio obteve um melhor desempenho na dissipação do calor.


Texto completo:

PDF

Referências


CUNHA, D. O. INSTRUMENTAÇÃO E TÉCNICAS DE MEDIDAS. Seminário sobre dissipadores. Grupo de teleinformática e automação – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Rio de janeiro. 2001.

LIMA, E.F. de; OZÓRIO, M. da S.; ARTERO, A.O.; SILVA, F.A. da; PEREIRA, D.R.; ANÁLISE COMPARATIVA DA QUALIDADE DE MÉTODOS DE REFRIGERAÇÃO DE MICROPROCESSARORES; Colloquium Exactarum; v.11; n.2. ISSN 2178-8332.

MOREIRA, J. R. S. PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR. Notas de aula de PME 3361. ESCOLA POLITÉCNICA DA USP DEPTO. DE ENGENHARIA MECÂNICA SISEA – LAB. DE SISTEMAS ENERGÉTICOS ALTERNATIVOS. São Paulo.2017

REIS, F. G. ANÁLISE NUMÉRICA DE RESFRIAMENTO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS POR TROCADORES DE CALOR COM MICROCANAIS. Dissertação para obtenção do Título de Mestre em Engenharia. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA. Porto Alegre.2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020