O Feedback Como Melhoria Efetiva No Desempenho Organizacional: Estudo de caso em uma instituição financeira

José Plínio Feliciano da Silva, Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Resumo


Quais os impactos promovidos pela ferramenta feedback em um departamento comercial de uma instituição financeira?  Esta foi a problemática de pesquisa a qual se propôs responder esta investigação, cuja temática trata da usabilidade da ferramenta de feedback. Com objetivo geral de relatar os impactos promovidos pela ferramenta feedback em um departamento comercial de uma instituição financeira localizada no Sul de Minas Gerais, este estudo buscou, em específico, apresentar o papel da gestão de pessoas como função imprescindível ao desempenho organizacional; evidenciar a importância da ferramenta feedback na gestão do capital humano; descrever os tipos de feedback; e demonstrar como se executa a ferramenta feedback. A escolha por tal objeto de estudo, deu-se pelo fato de as instituições financeiras demandarem, além de mão de obra qualificada, a atuação em excelência da gestão de pessoas, no sentido de garantir o pleno acompanhamento do desenvolvimento e execução das tarefas e o desempenho da equipe, para agregar valor. Desta forma, a ferramenta passou a auxiliar no acompanhamento da entrega de resultados dos funcionários, possibilitando a geração de novas estratégias de vendas, a monitoração e a correção da rota quando necessário, modernizando a comunicação e favorecendo as estratégias de persuasão dos colaboradores nos processos de venda.  Com os resultados apresentados pela pesquisa e após a sua análise, comprovou-se a melhoria efetiva no atingimento das metas em relação às vendas dos produtos bancários, fator problemático da gerência comercial da instituição objeto de estudo. Outro aspecto de extrema relevância foi a melhoria no convívio da equipe, com a aproximação do gestor a seus liderados, condição extremamente favorável para tornar o local laboral em um bom ambiente corporativo. Neste sentido, evidenciou-se a importância da ferramenta e sua eficácia no contexto inserido, principalmente no que tange à falha na comunicação interna de uma organização. Constatou-se que o feedback influencia positivamente no gerenciamento do capital humano, favorecendo o desempenho organizacional e individual.


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Referências


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