Uma Empresa Do Setor Moveleiro À Luz Do Business Model Canvas

João Carlos da Silva, Tomaz Geraldo Ribeiro Filho, Antônio Suerlilton Barbosa da Silva

Resumo


Como o Business Model Canvas pode contribuir para a melhoria de uma empresa do setor moveleiro? Tal problemática motivou esta investigação científica, a qual tem como temática os modelos de avaliação de oportunidades de negócio, e como objetivo geral aplicar o Business Model Canvas em uma empresa do setor moveleiro; em específico, apresentar a importância do empreendedorismo e da inovação para o crescimento econômico; apresentar o panorama do setor moveleiro; e apresentar a ferramenta Business Model Canvas. Caracterizada como aplicada, qualitativa; exploratória e descritiva; bibliográfica e estudo de caso, esta pesquisa buscou investigar uma empresa do setor moveleiro na intenção de aplicar o Business Model Canvas para clarificar seus problemas de gestão e propor possíveis melhorias. O embasamento teórico, com assuntos tais como: empreendedorismo; inovação; crescimento econômico; panorama do setor moveleiro; e Business Model Canvas, tornou plausível a objetividade da investigação proposta. Houve, então, a aplicação do Canvas em dois momentos bem distintos. Na primeira aplicação, apreciou-se o negócio com suas características atuais; na segunda, prospectou-se o empreendimento a níveis desejáveis, haja vista, a melhor geração de valor para os clientes. A segunda aplicação teve como parâmetro as características da empresa contidas no primeiro Canvas, desta maneira, oportunizou-se uma nova ideia de negócio para o empreendimento em estudo, e justificadas alterações nos componentes do modelo de negócio já existente, em especial, na proposta de valor repaginada em “proporcionar um móvel de qualidade para transformar sua casa em um lar, mostrando assim a sua personalidade e bom gosto”. Notou-se que o Business Model Canvas é uma importante ferramenta para empresas de micro, pequenos e médios portes nos dias de hoje. No caso do objeto de estudo, a sua aplicação, dada em dois momentos, possibilitou a compreensão de que, para o negócio manter-se bem posicionado no mercado, precisa estar conectado com as mudanças de comportamento dos clientes e dos concorrentes. No caso específico, um olhar sobre as atualizações decorrentes das produções do setor moveleiro, bem como as ações empreendedoras e as inovações em produtos e serviços. Frente a tais percepções, concluiu-se esta investigação com a certeza da real contribuição desta ferramenta simples, de fácil entendimento em sua aplicabilidade, mutável, visual em seu esquema de apresentação de propostas, e viabilizadora de sucesso nos processos gerenciais.


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Referências


MINAYO, M. C. de S.; GUERRIERO, I. C. Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2014.

NEVES, A. Design Thinking Canvas. 2014. Disponível em http://www.designthinkingCanvas.com.br. Acesso em: 12 ago. 2020.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation. Rio de Janeiro. 2011.

SEBRAE. Aprenda a criar um quadro de modelo de negócios para renovar sua empresa. 2019. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/quadro-de-modelo-de-negocios-para-criar-recriar-e-inovar,a6df0cc7f4217410VgnVCM2000003c74010aRCRD. Acesso em: 02 set. 2020.


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