Estudo sobre a ocorrência de hidroplanagem em um trecho específico da rodovia BR-459, em Itajubá-MG.

Janaína Martins Vítor, Leopoldo Uberto Ribeiro Júnior, Erwin Rolf Mádisson Júnior

Resumo


O presente trabalho levantou as principais causas da hidroplanagem e propõe medidas para a redução do fenômeno em um trecho situado entre os km-172 e km-173 da Rodovia BR-459, em Itajubá-MG. O trecho é conhecido pelo acúmulo frequente de água sobre o pavimento, que já ocasionou no desmoronamento de parte da pista e, também, em acidente por hidroplanagem resultando em morte. Foram estimadas as vazões e precipitações decorrentes de uma lâmina d’água de 3 mm sobre o pavimento, considerando-se a área de contato do pneu de um veículo de passeio e uma seção transversal de via típica revestida em asfalto. A partir dos dados coletados através dos softwares Infraworks, AutoCAD Civil 3D e Plúvio 2.1, calculou-se, por método empírico, a lâmina d’água formada na seção analisada do trecho em função da sua área de contribuição, precipitação local e largura da via, que resultou em um filme d’água de 16,70 mm. Visto isso, levando em conta a geometria irregular da via analisada, conforme levantado pelo software e em visita ao local, ficou evidente que o trecho é propício ao acúmulo de água e necessita de um sistema de drenagem eficiente que atenda a real situação da via.


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