O gênero poema: Resgate histórico local

Jovane Jovane Faria, Leticia Lopes Martins, Paola Rodrigues, Patrícia de Lucas Caldeira Rocha

Resumo


Este artigo leva em consideração como base das discussões apresentadas, o gênero textual poema, com o propósito de toda a análise do corpus de pesquisa, em associação ao resgate coletivo local. E, dessa forma, os poemas aplicados como um instrumento para alcançar os caminhos de resgate coletivo local dos alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Escola Estadual Florival Xavier da cidade de Itajubá. Os objetivos intentaram em relatar as observações feitas pelos docentes durante esta experiência e analisar os poemas, simultaneamente, investigando a relação existente entre a interação linguística, representada pela escrita, e a construção de uma identidade coletiva, que influenciara diretamente na valorização ou desprestígio do ponto de vista dos alunos sobre sua localidade. Sendo assim, a pesquisa é identificada como pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, pois foi utilizado os poemas escritos por alunos de uma escola pública do município de Itajubá que frequentam as aulas de 5º a 8º ano do ensino fundamental, mas também foram utilizadas outras fontes para complementar as referências desse gênero textual. De maneira suscinta e pragmática, a elaboração dos poemas referente ao tema proposto foi distribuída ao longo das oficinas planejadas, que alcançaram o desígnio teor crítico e social aos alunos que se mostraram entusiasmados em produzir um tema tão próximo da realidade de todos. Os resultados mostram que a pesquisa desenvolvida pauta-se no despertar de um interesse crítico com um viés analítico por parte dos alunos com seus respectivos poemas, visando a construção de uma memória social. Destarte, o estudo propôs o resgate da cultura-histórica da cidade, junto ao que se é visto na visão de jovens estudantes do ensino fundamental público a partir de suas criações poéticas, especificamente os poemas produzidos a respeito do que eles entendem e têm como visão da cidade onde vivem.


Texto completo:

PDF

Referências


BUARQUE, J. Ensino da escrita de poesia como construção de autoria. Abralic: Revista Brasileira de Literatura Comparada. Niterói. v. 15, n. 22. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2020

KASTEL, Maria Elizabete. Produção textual a partir do resgate de memórias. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE: Produção Didático-pedagógica, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.2. (Cadernos PDE). Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2020. ISBN. 978-85-8015-075-9.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo:Vértice,1990.189p.

KLEIN, L. R.; SCHAFASCHEK, R. Alfabetização. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo básico a escola pública. Curitiba, 1990

VAL, Maria da Graça Costa; MARCUSCHI, Beth. Poemas na escola: análise de textos de aluno. Educação em revista. Belo Horizonte , v. 26, n. 2, p. 65-88, ago.2010. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2020


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020