A influência dos transtornos de ansiedade no processo de ensino – aprendizagem

Ana Carolina Carneiro Lopes, Estéfani Gabrieli Aparecida Gonçalves

Resumo


Contemporaneamente tem se percebido o grande avanço dos transtornos de ansiedade entre as crianças em idade escolar. Em conformidade a isso, estudo que abordam os transtornos de ansiedade e como estes influenciam no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, seja como objeto de estudo, seja como categoria de análise, são importantes por ajudar os profissionais da educação compreenderem melhor esse transtorno. Sob esta perspectiva, o objetivo desta proposta é refletir sobre as principais causas da ansiedade precoce e sua interferência no processo de aprendizagem da criança. Para obter-se o resultado foi realizado uma pesquisa qualitativa em educação, de cunho bibliográfico. A pesquisa discorre em explanar o processo de aprendizagem, compreender como ocorre os transtornos de ansiedade, abrangendo seu conceito, tipologias, seu processo na perspectiva da Neurociências, hereditariedade e o contexto familiar e ressaltar o papel do educador diante a alunos com tal patologia. Nesta perspectiva, conclui-se que algumas crianças não reconhecem suas próprias emoções sobrevindo no desenvolvimento global.


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