CAPACIDADE MOTORA GLOBAL DE CRIANÇAS ENTRE 7 A 10 ANOS DE IDADE QUE PRATICAM E NÃO PRATICAM ATIVIDADES FÍSICAS.

Carine Trindade dos Santos, Rodney Alfredo Lisboa

Resumo


Cada organismo humano tem um processo gradativo evolutivo e maturacional, onde desde o nascimento até a idade adulta ocorrem grandes modificações.  A Coordenação Motora Global esta relacionada aos gestos, aos deslocamentos, aos ritmos, fazendo assim, nos permitir conhecer e compreender melhor a criança . A perfeição do movimento motor depende do funcionamento global dos mecanismos do equilíbrio e atitude, quando a criança já se encontra preparada para isso ela reforça certos fatores como força muscular e resistência, estes que desenvolvem espontaneamente a motricidade. Através das brincadeiras, as crianças desenvolverão sua imaginação e atividade de exploração, criando assim as próprias experiências. Este projeto, tem como objetivo analisar e comparar da Coordenação Motora Global de crianças de sete aos dez anos de idade que praticam somente Atividade Física curricular das que praticam Atividade Física curricular mais alguma atividade extracurricular no Município de Itajubá-MG, através da EDM- Escala de Desenvolvimento Motor, gerada por Francisco Rosa Neto. A Escala de Desenvolvimento Motor é composta por variadas atividades, que avaliam a coordenação motora de crianças de dois a onze anos, onde as atividades são propostas em graus de dificuldade, quando se aumenta a idade, aumenta o grau de execução do exercício. A pesquisa será realizada com sessenta crianças, que ficarão divididas em dois grupos de trinta crianças (sendo quinze do sexo feminino e outras quinze do sexo masculino) com idade cronológica entre 7 anos (84 meses) e 10 anos (120 meses), escolhidas aleatoriamente. Será solicitada aos pais a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, sendo que os mesmos só participarão com o termo assinado pelo pai ou responsável legal, as crianças pesquisadas também terão que estar matriculadas e serem provenientes da rede de ensino Municipal, Estadual, Particular ou Filantrópica, tendo como finalidade analisar e verificar se há diferença na coordenação motora global entre as crianças que praticam as atividades escolares das que praticam atividades escolares e extracurriculares.  Para comparação estatística entre os grupos será calculado a média, desvio padrão, valor mínimo e máximo, mediana e moda e para compara os dois grupos pesquisados será utilizado o teste “t” de Student, utilizando de um nível de significância de P ≤ 0,05.

 

Palavras-chave: Motricidade Global. Escala de Desenvolvimento Motor. Coordenação Motora.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020