MOTRICIDADE FINA DE CRIANÇAS DE 7 A 10 ANOS DE IDADE QUE PRATICAM E NÃO PRATICAM ATIVIDADES FÍSICAS EXTRACURRICULARES NO MUNICÍPIO DE ITAJUBÁ MG

Max Mateus Mendes Colósimo, Rodney Alfredo Lisboa

Resumo


O objetivo deste projeto é verificar, avaliar e comparar a capacidade motora - Motricidade Fina, de crianças de 7 á 10 anos que praticam atividades físicas na escola e fora dela, também de crianças que não praticam atividades físicas além das escolares. Um bom controle motor permite a criança explorar o mundo exterior, criando experiências concretas sobre as quais se processam as noções básicas para o seu desenvolvimento motriz e intelectual. O movimento é então importante para todas as crianças, tendo uma contribuição ímpar para o desenvolvimento motor e das habilidades motoras em geral. Motricidade fina é a capacidade de controlar os pequenos músculos para exercícios refinados como: recorte, colagem, encaixes, etc. e envolve a coordenação visuomotora. A atividade física nesta etapa da vida tem um papel muito importante, as experiências motoras devem estar presentes no dia-a-dia das crianças, tanto em casa quanto na escola. A amostra será constituída de 60 alunos regularmente matriculados na rede de ensino do município de Itajubá - MG. Todas as crianças com idade cronológica entre 7 anos (84 meses) e 10 anos (120 meses), 30 do sexo masculino e 30 do sexo feminino. Para avaliar a capacidade motora Motricidade Fina dos alunos submetidos pesquisados, será utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor. A análise dos resultados obtidos no teste e tratamento estatístico será feito no programa Microsoft Office - Excel 2007, calculou-se a média, desvio padrão, valor mínimo e máximo, mediana e moda.  Comparou-se os dois grupos pesquisados iremos utilizar o teste “t” de Student, utilizando de um nível de significância de P ≤ 0,05. O estudo será realizado conforme padrão ético proposto na resolução 196/96 do Conselho Nacional da Saúde e somente participará do presente projeto as crianças que no dia do teste apresentar o Termo de Consentimento Livre Esclarecido. Após os testes, a análise dos resultados e finalização do projeto será enviada a escola o resumo dos resultados e também uma cópia completa do projeto. A avaliação se constituiu de um exercício (teste) por idade, onde aplicou-se o teste referente a idade anterior do indivíduo pesquisado e  em seguida aplicar o das idades posteriores até  que o mesmo falhe em sua execução, a pontuação será feita de acordo com os dados observados pelo aplicador do teste, sendo contado 1 ponto se executar corretamente sem falhas, ½ ponto se executar mais com uma falha em duas repetições, e zero se não conseguir executar. Para aplicação do teste, a criança deve estar com roupa normal, não estar com acessórios ou vestimenta que possa levar a alguma queda na execução dos testes, estar sem sapatos, e o espaço deve ser bem iluminado e silencioso.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento Motor. Motricidade. Motricidade Fina.

 


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