Possibilidades de atuação do pedagogo perante a violência escolar

Eléa Manfredini Almeida, Vitória Regina Dias de Almeida Garcia

Resumo


Entre muitos problemas enfrentados na época atual, a violência é um dos maiores, principalmente, quando está inserida no contexto educacional. O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o papel do pedagogo perante a violência escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo por meio da leitura de trabalhos de autores que discorrem sobre a temática estudada para construir o embasamento teórico. A escolha do tema justifica-se pelo fato de que a violência escolar é vista como um espelho que reflete o fracasso e o sucesso que decorrem da sociedade, especialmente da comunidade em que está inserida. Discutiu-se na pesquisa, que a agressividade se manifesta no interior da escola em diversas modalidades como violência: institucional, física, de gênero, racial, psicológica e branca. O trabalho foi muito válido, de relevância social e científica, possibilitando conhecer a importância do pedagogo perante a violência escolar.

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020