Educação para o Pensar: metodologia educacional ativa como meio de formação cidadã
Resumo
O presente trabalho de pesquisa demanda ressaltar as transformações ocorridas no processo educacional na Escola Estadual Sebastião Pereira Machado, localizada na cidade de Piranguinho, sul de Minas Gerais, mediante a aplicação da metodologia “Filosofia para crianças — Educação para o Pensar”. A pesquisa se desenvolve por meio de revisão bibliográfica embasada em autores como Sharp (1999), Lipman (2001), Lorieri (2002), entre outros e mediante entrevista oral realizada junto ao professor Dr. João Bosco Fernandes, idealizador da implantação da metodologia de Lipman, na rede pública da cidade supracitada. Nesse sentido, busca-se dialogar os dados colhidos referentes à entrevista com o embasamento da teoria, a práxis, de uma educação de epistemologia Construtivista, juntamente com os fatores que inibem alguns educadores e organizações educacionais de propor tal temática e difundir a metodologia aos educadores, em especial, aos que atuam nas instituições públicas de ensino.
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Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020