LÍNGUA ORAL E LÍNGUA ESCRITA: MODALIDADES DISCURSIVAS E DE MÚTUA INFLUÊNCIA

Mariangela Mota Ribeiro Mariangela Mota Ribeiro, Alba Helena Fernandes Caldas Alba Helena Fernandes Caldas

Resumo


Este trabalho aborda as relações entre oralidade e escrita. A língua é um sistema que tem como centro a interação verbal, que se realiza por meio de textos falados ou escritos.  Não se pode tratar as relações entre oralidade e letramento ou entre fala e escrita de forma dicotômica. O objetivo desta pesquisa bibliográfica é discutir essas relações dentro do contexto das práticas comunicativas e dos gêneros textuais, considerando a importância das duas modalidades discursivas no contexto escolar como um contínuo na relação entre oralidade e escrita. Por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, verificou-se que ambas modalidades possuem características específicas, no entanto fazem parte de um contínuo de variação e de relações dentro de um mesmo sistema linguístico. O texto oral e o texto escrito devem ser abordados com a mesma importância no ambiente escolar. Em certos casos, as proximidades entre fala e escrita são tão estreitas que parece haver quase uma união de ambas. Em outros, a distância é mais evidente, mas não a ponto de serem dois sistemas distintos. As relações entre fala e escrita recebem uma abordagem mais adequada, quando são concebidas nas inter-relações, continuidade e mesclas, possibilitando ao aluno melhor atuação em suas atividades discursivas nas práticas sociais.


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