BASES DE SOLOS LATERÍTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO NO SUL DE MINAS

Flávia Cristina Barbosa, Mario Vitor Pinheiro

Resumo


Este trabalho propõe uma caracterização pedológica e geotécnica, utilizando a metodologia MCT, com o objetivo de avaliar a possibilidade de utilização dos solos finos da região sul de Minas Gerais em camada de base de pavimentos de rodovias de baixo volume de tráfego. A utilização de solos finos em camadas de pavimentos, em substituição aos materiais granulares, justifica-se pelo aspecto econômico (redução do volume de transporte de materiais) e ambiental (redução de áreas degradadas).

Referências


MEDRADO, Wallen Alexandre. Caracterização Geotécnica de Solo da Região do Norte de Minas Gerais para Aplicação em Obras Rodoviárias. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia Geotécnica, Núcleo de Geotecnia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) et al. Mapa de Solos do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Fundação Estadual do Meio Ambiente, 2010. 49 p.

VILLIBOR, Douglas Fadul et al. Pavimentos de Baixo Custo para Vias Urbanas: Bases Alternativas com Solos Lateríticos. São Paulo: Arte e Ciência, 2007. 172 p.

VILLIBOR, Douglas Fadul; NOGAMI, Job Shuji. Pavimentos Econômicos: Tecnologia do Uso de Solos Finos Lateríticos. São Paulo: Arte e Ciência, 2009. 292 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020