O Crescimento na Oferta e Acesso à Educação a Distância no Brasil na Formação de Professores

Marcelo Costa Ribeiro, Rodrigo Rios Faria de Oliveira

Resumo


Durante a pandemia da COVID-19, tornaram-se evidentes problemas educacionais no Brasil, como a falta de infraestrutura tecnológica nas escolas, desigualdade no acesso à internet e inadequação dos métodos tradicionais de ensino. A transformação digital acelerada exigiu respostas rápidas, fazendo do ensino a distância uma necessidade imediata. Este estudo tem como objetivo geral analisar o crescimento da oferta e acesso à educação a distância (EaD) no Brasil e suas implicações na formação de professores. Os objetivos específicos incluem: (i) analisar dados sobre o crescimento da EaD no Brasil; (ii) verificar a consolidação da democratização do acesso à EaD por meio de políticas públicas; e (iii) avaliar a repercussão desse processo na formação docente. Adotou-se uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa) para descrever o crescimento na oferta e acesso à EaD na formação de professores. Foram realizadas uma investigação bibliográfica sistemática e uma análise de conteúdo de artigos científicos em diversos bancos de dados acadêmicos, além da extração de dados estatísticos fornecidos pelo Inep. Os resultados indicam que a EaD teve um crescimento significativo na oferta de vagas e no número de matrículas entre 2010 e 2022. No entanto, foi observada uma discrepância entre o número de ingressantes e concluintes, apontando desafios a serem superados. A pesquisa destaca a importância da democratização do acesso à educação e a necessidade de adaptação das instituições educacionais e do Estado às novas tecnologias para promover uma formação docente mais eficiente e inclusiva.

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DOI 10.29327/2405740.12.1-9

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