O uso do lúdico na Educação Infantil como facilitador do processo de ensino e aprendizagem

Irene Raquel Santana Rodrigues, Rosangela Benedita Ribeiro

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir a importância do lúdico e sua contribuição no processo ensino e aprendizagem de crianças que estão iniciando a escolarização. A ludicidade está presente como uma característica típica de crianças, especialmente dos zero aos cinco anos de idade, que se encontram na Educação infantil. O trabalho é uma pesquisa de revisão bibliográfica de cunho qualitativo, desenvolvido com o intuito de discorrer sobre a historicidade do lúdico e sua ligação com a infância, evidenciar o segmento da Educação Infantil como parte integrante da Educação Básica, e o papel do professor na garantia de metodologias lúdicas, considerando o que os artigos nacionais encontrados na base SciELO revelam sobre a temática. Os principais teóricos foram Barros, Oliveira, Wajskop, Kishimoto e Machado, no qual foi constatada a relevância da atividade lúdica para o desenvolvimento dos pequenos ao ser considerada nas propostas pedagógicas, sendo um excelente recurso, que propicia o aprender por meio de experiências prazerosas.

 

 


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