OS MULTILETRAMENTOS E O USO DAS NOVAS MÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
Este artigo tem como objetivo destacar o trabalho com a utilização de mídias variadas no contexto escolar, bem como o seu desenvolvimento nos multiletramentos, de modo que a aprendizagem se torne significativa e interessante, estimulando a função cognitiva da criança, a partir da aquisição de novos conhecimentos. As abordagens utilizadas foram intervenções pedagógicas contempladas na proposta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – Pibid em parceria com o Centro Universitário de Itajubá – Fepi, realizada na Escola de Educação Básica da rede pública municipal CIEM Desembargador Francisco Pereira Rosa em Itajubá – MG. As intervenções foram realizadas por meio de aulas planejadas, usando vários tipos de mídias, entre elas o uso da Internet no Laboratório de Informática da própria escola. Os dados obtidos até o presente momento comprovam a importância do uso de novas mídias em sala de aula e de como elas podem agregar conhecimento e dinamismo no processo de ensino e aprendizagem, tanto para o aluno, quanto para o professor.
Referências
GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo, SP: Ática, 2003.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação – Campinas, SP: Papirus, 2007.
ROJO, R. H. R. ; MOURA, E. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
WOOLSWORTH, B. J. Inteligência e Afetividade da criança na teoria de Piaget: Fundamentos do Construtivismo. São Paulo, SP: Pioneira, 5ª edição, 1997.
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Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020