OS MULTILETRAMENTOS E O USO DAS NOVAS MÍDIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Bárbara Aparecida Maciel de Andrade, Daniela Santos Leite, Dryene Daniel dos Reis, Francislene Silva Faustino, Isabela Pereira Rodrigues

Resumo


Este artigo tem como objetivo destacar o trabalho com a utilização de mídias variadas no contexto escolar, bem como o seu desenvolvimento nos multiletramentos, de modo que a aprendizagem se torne significativa e interessante, estimulando a função cognitiva da criança, a partir da aquisição de novos conhecimentos. As abordagens utilizadas foram intervenções pedagógicas contempladas na proposta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – Pibid em parceria com o Centro Universitário de Itajubá – Fepi, realizada na Escola de Educação Básica da rede pública municipal CIEM Desembargador Francisco Pereira Rosa em Itajubá – MG. As intervenções foram realizadas por meio de aulas planejadas, usando vários tipos de mídias, entre elas o uso da Internet no Laboratório de Informática da própria escola. Os dados obtidos até o presente momento comprovam a importância do uso de novas mídias em sala de aula e de como elas podem agregar conhecimento e dinamismo no processo de ensino e aprendizagem, tanto para o aluno, quanto para o professor.


Texto completo:

PDF PDF

Referências


GADOTTI, M. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo, SP: Ática, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação – Campinas, SP: Papirus, 2007.

ROJO, R. H. R. ; MOURA, E. Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

WOOLSWORTH, B. J. Inteligência e Afetividade da criança na teoria de Piaget: Fundamentos do Construtivismo. São Paulo, SP: Pioneira, 5ª edição, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

Logo NUPINÚCLEO DE PESQUISA INSTITUCIONAL Logo NUPI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ITAJUBÁ - FEPI

Av. Dr. Antônio Braga Filho 687 - Varginha - Itajubá - CEP – 37501-002 
Tel.(35) 3629-8400

Revista Científic@ Universitas - ISSN Eletrônico: 2175-4020