Prática Escolar e Violência: Como a escola pode contribuir para o controle da violência urbana

Analívia Machado Guimarães Analívia Machado Guimarães

Resumo


A violência é uma construção multifacetada da realidade que se solidifica e se fortifica enquanto suportada pelos diversos lados do fenômeno social.A educação escolar deve constituir-se em uma ajuda intencional, sistemática, planejada e continuada para crianças, adolescentes e jovens durante um período contínuo e extensivo de tempo. Trata-se de um estudo qualitativo baseado em análise documental.Baseando-se nas experiências pesquisadas, a começar pela experiência que fora vivenciada pela escola pública Presidente Campos Salles, localizada em uma das maiores favelas de São Paulo, propõe-se apontar maneiras pelas quais a escola se mostre efetiva e eficazmente na gestão dos problemas acarretados pela violência urbana. Conclui-se a partir dessa iniciativa que a escola deve ser esse ator social que olha a comunidade local holisticamente, que vai além das salas de aulas e do ensino dos números e letras. A escola deve enxergar em todo tempo o indivíduo em sua totalidade, social, educacional, esportiva, artística e culturalmente

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